Google trabalha em Inteligência Artificial capaz de “entender” mil idiomas

Google trabalha em Inteligência Artificial capaz de “entender” mil idiomas

10 Março, 2023 1 Por Joel Pinto

Após o grande sucesso do ChatGPT da OpenAI, a Google deve recuperar o controlo e de uma forma muito mais convincente do que a apresentação um tanto vacilante do Bard.

O Chatbot da Google ainda parece longe da fase de distribuição, mas a empresa de Mountain View já trabalha num novo projeto, uma inteligência artificial capaz de “perceber” mil línguas.

Essa IA totalmente poliglota, ainda mais forte que um Spock ou um C-3PO, é acima de tudo um modelo de linguagem baseado num mecanismo de aprendizagem do tipo aprendizagem de máquina. Esse motor foi treinado com nada menos que 12 milhões de horas de fala e 28 biliões de frases de 300 idiomas, o suficiente para atingir uma certa expertise, inclusive em línguas raras e pouco faladas no mundo.

Google continua empenhada na inteligência artificial

Agora supertreinada, a inteligência artificial seria capaz de aprender qualquer novo idioma que lhe fosse oferecido, em tempo recorde. Essa nova IA multilíngue da Google pode ser apresentada em detalhes durante o próximo Google I/O que se realizará no próximo mês de maio.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.