Google quer incluir os vídeos do Tiktok e do Instagram na sua pesquisa

Google quer incluir os vídeos do Tiktok e do Instagram na sua pesquisa

30 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A Google iniciou um novo teste que lista os vídeos do Instagram e do TikTok nos seus resultados da pesquisa. Atualmente, está disponível para alguns utilizadores, e apenas em pesquisas feitas através do smartphone.

Os vídeos do TikTok e do Instagram são classificados como curtos. O mecanismo de pesquisa lista-os na forma de um carrossel. Tocar num vídeo inicia a versão web do Instagram ou TikTok, e assim o utilizador pode ver o vídeo. Ele pode então fechar a página e retornar aos resultados de pesquisa do Google.

Esta é uma escolha inteligente por parte do Google: ajuda a manter os utilizadores da Internet um pouco mais no seu ecossistema. Como prova, os vídeos Instagram e do TikTok lançados no carrossel da Google não abrem as aplicações nativas das duas redes sociais, mesmo que estejam instaladas no dispositivo, e permite que a o Google mantenha algum controlo.

Vídeos do Tiktok e do Instagram surgem na pesquisa da Google

A Google confirmou ao pessoal do TechCrunch que atualmente está a testar o seu carrossel com vídeos da TikTok e do Instagram. O grupo especifica que este ainda é o início dos testes. Por outras palavras, o carrossel está presente apenas para algumas pesquisas. A Google não diz se a experiencia é apenas para utilizadores dos EUA de momento, ou para todos. Mas, com base em testes anteriores de mecanismos de pesquisa, apenas os americanos deverão ter acesso ao mesmo.