Google diz que a implementação do Android 10 foi a mais rápida de sempre

Google diz que a implementação do Android 10 foi a mais rápida de sempre

10 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Quando estamos a um par de meses do lançamento do Android 11, o gigante das pesquisas decidiu revelar algumas estatísticas referentes à sua actual versão do sistema operativo móvel, o Android 10. A Google afirma que a adopção do Android 10 foi "mais rápida do que qualquer versão anterior do Android", e diz que isso é obra dos seus vários esforços nas versões anteriores pelo aumento do ritmo de adopção.

O Projeto Treble foi um dos primeiros esforços do gigante das pesquisa para combater a questão da crescente fragmentação. O projecto iniciou com o Android 8.0 Oreo e criou uma divisão "sistema / fornecedor" que permite que as OEMs e o SoC desenvolvam dispositivos e processadores independentemente um do outro. Isso resultou num aumento de 2,5 vezes na adopção do Android 9.0 Pie. A Google acrescenta que todos os dispositivos que saem de fábrica com a Google Play Store são "compatíveis com esse projecto" desde então.

Android 10

Outros esforços, como publicar imagens de sistema genérico (GSIs) para compatibilidade de aplicações e trabalhar com as OEMs para disponibilizar versões beta para os seus dispositivos, aumentaram ainda mais a adopção do Android 10, em 1,5X. Além disso, com o Project Mainline, a empresa adicionou a capacidade de actualizar os principais componentes do sistema operativo directamente através da Play Store, reduzindo a dependência de actualizações do sistema. O gigante de Mountain View diz que:

"O Android 10 estava a ser executado em 100 milhões de dispositivos 5 meses após o seu lançamento, ou seja, 28% mais rápido que o Android Pie".

O Google pretende melhorar ainda mais a adopção do sistema operativo com a próxima grande actualização da plataforma. Ele adicionou mais nove componentes no sistema que podem ser actualizados através da Play Store. A empresa está a trabalhar para fornecer uma Imagem Genérica do Kernel (GKI), isolando o código no nível do kernel que tornará as actualizações de segurança mais rápidas e que funcione com todos os dispositivos Android.
Eles também estão a trabalhar num sistema de actualização 'Virtual A / B' OTA, que se baseia no agora obrigatório recurso de actualizações contínuas.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.