Google testa Fuchsia OS com um telefone da... Huawei

Google testa Fuchsia OS com um telefone da... Huawei

23 Novembro, 2018 0 Por Joel Pinto

Parece que finalmente a Google iniciou os testes do Fuchsia OS, mas ao contrario do que se podia esperar, os testes não foram iniciados com um telefone da Google, Pixel ou Nexus, mas sim com o Honor Play, da Huawei.

As confirmações sobre os testes apareceram recentemente no código do sistema operativo, em forma de um novo commit que indica que o suporte para placas baseadas no HiSilicon Kirin 970 foram adicionados, e que o kernel Zircon, no qual o Fuchsia OS é baseado, foi lançado com sucesso no Honor Play. Como tal, é seguro assumir que os testes serão estendidos a outros smartphones com o mesmo processador, e por isso, telefones como Huawei Mate 10, Mate 10 Pro, P20, P20 Pro e alguns outros, iniciem os testes do Fuchsia OS em breve.

Esta não é a primeira vez que os desenvolvedores da Huawei se comprometeram com o Fuchsia, mas até agora não havia sinais relevantes. Por outro lado, a colaboração entre a empresa chinesa e o Google sempre foi bastante apertada, desde os dias do Nexus 6P. A Huawei também esteve entre os primeiros e mais importantes apoiantes de projetos como o Daydream, o "SMS 2.0" RCS e o Android Wear / Wear OS. A relação entre as duas empresas chegou a levantar algumas preocupações com o governo dos EUA, historicamente desfavorável à Huawei.

O Fuchsia OS é um sistema operativo inovador, ainda que bastante misterioso. Ao contrário do sistema operativo Android, este é inteiramente projetado pela Google, apesar de também ser de código aberto, que vem do kernel do Linux. O Fuchsia OS foi projetado para ser universal, adequado aos wearables, smartphones e computadores. É um projeto de longo prazo e pode levar mais alguns anos até que esteja completamente pronto para uso doméstico.

Todos sabem que o Sistema operativo Android não irá durar para sempre, e alem disso com as novas regras europeias, e que começam a ser expandidas para todo o mundo, a Google começa a perder força nesse sistema... e vê no Fuchsia OS uma nova e mais rentável oportunidade.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.