Google Fotos recebe duas pequenas novidades mas muito úteis

Google Fotos recebe duas pequenas novidades mas muito úteis

19 Maio, 2022 0 Por Joel Pinto

Google continua a melhorar o Google Fotos

Se há aplicação que não precisa de apresentações é o Google Fotos, já que estamos a falar de uma dos dos serviços mais poderosos, conhecidos e apreciados da Google, e que agora está a receber duas pequenas novidades que melhoram a experiência geral do utilizador.

As novidades em questão são claramente menores, mas os utilizadores do Google Fotos certamente apreciarão a sua conveniência. A primeira novidade, de facto, facilita a exclusão de fotos e vídeos contidos num álbum (privado), enquanto a segunda novidade consiste num indicador claro de data e / ou posição dos conteúdos multimédia durante a navegação.

Esse novo recurso é que uma nova sobreposição aparece no canto superior esquerdo ao navegar no feed principal do Google Fotos. Os indicadores variam de "Hoje" a "Ontem" até e incluindo a data completa. A indicação da posição também aparece na linha abaixo e muitas delas também podem ser listadas.

Como os utilizadores do Google Fotos sabem muito bem, a aplicação há muito tempo permite que mantenha a barra de rolagem pressionada para rolar rapidamente para o ano e mês desejados. Originalmente, o nome do mês aparecia directamente à direita, mas agora pode ser lido em fontes maiores directamente no feed. A renovação desse recurso, visível nas capturas de ecrã abaixo, está em andamento desde a semana passada, tanto para Android como para iOS.

A segunda novidade corrige um defeito do Google Fotos: agora, o serviço Big G finalmente permite excluir fotos e vídeos presentes num álbum de fotos directamente enquanto os visualiza, graças ao botão especial " Mover para o lixo".

Pode parecer trivial, na realidade por muito tempo a aplicativo só permitia remover uma foto, ou vídeo, do álbum mas não excluí-lo completamente, obrigando o utilizador a procurar o conteúdo desejado no feed principal para poder excluí-lo.

Google Fotos

Ironicamente, essa opção já existe há anos no cliente web e a Google nem sequer deixou de deixar disparidades na implementação da função em aplicações móveis: enquanto a aplicação para iOS permite excluir fotos e vídeos de qualquer álbum, a aplicação Android oferece a opção “Mover para o lixo” apenas em álbuns privados, nada a fazer para os partilhados. A esperança é que o Big G leve menos tempo para preencher essa outra lacuna – igualmente trivial.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.