Google Fotos com uma nova e interessante funcionalidade

Google Fotos com uma nova e interessante funcionalidade

1 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Um novo recurso foi acrescentado ao Google Fotos que sugere automaticamente ao utilizador se ele deseja recortar e ajustar imagens de documentos capturados usando os seus smartphones. Os desenvolvedores do Google Fotos demonstraram como essa funcionalidade funciona usando um clipe curto publicado na conta oficial da aplicação na rede social Twitter, e que podemos ver mais abaixo. Depois de o utilizador abrir uma foto de um recibo ou documento, uma sugestão para cortar e ajustar a imagem aparecerá perto da parte inferior da aplicação. Pressionar essa sugestão cortará a foto e as opções para girar a fotografia, ajustar os cantos e calibrar a cor do documento aparecerão. Depois de alterar a imagem, o utilizador terá que tocar no botão Salvar para manter as alterações feitas no ficheiro.

Já existem várias aplicações disponíveis na Google Play Store que permitem que as pessoas usem os seus smartphones como scanners portáteis. Por exemplo, a Microsoft oferece o Office Lens, que se integra a outras aplicações populares desenvolvidos pela Microsoft, como o OneNote. Até a Google já permite que os utilizadores digitalizem os seus documentos usando a aplicação do Google Drive, e o serviço de armazenamento em nuvem do gigante das pesquisas também pode reconhecer os caracteres no documento digitalizado.

No entanto, o Google Fotos facilita o acesso dos utilizadores aos documentos digitalizados e, como a aplicação faz backup automático das imagens na nuvem, as pessoas ainda terão uma cópia dos ficheiros, mesmo se perderem o smartphone ou apagarem acidentalmente a fotografia. Além disso, os recursos integrados de partilha do Google Fotos facilita o envio de documentos digitalizados para outras pessoas. Como o Google Fotos geralmente vem pré-instalado nos smartphones Android, as pessoas deixarão de ter a necessidade de descarregar uma aplicação para digitalizar os seus documentos. No entanto, se o utilizador quiser mais controlo sobre a forma de verificar os seus registos, talvez ainda precise de instalar uma aplicação dedicada para essa finalidade.

A Google já adicionou muitos recursos ao Google Fotos nos últimos meses, alguns dos quais aproveitam os algoritmos de aprendizagem de máquina. Por exemplo, o recurso Color Pop detecta automaticamente o assunto da fotografia e deixa-a colorida, enquanto transforma o fundo da imagem em preto e branco. Outro recurso do Google Fotos que usa inteligência artificial é a funcionalidade de álbuns ao vivo. Os utilizadores só precisam de criar um novo álbum ou ajustar um existente e incluir amigos ou membros da família selecionados no álbum partilhado. Quando o utilizador tira mais fotos, o software actualiza automaticamente os álbuns, uma vez que detecta que o utilizador capturou uma imagem de um membro da família ou amigo seleccionado.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.