Google anuncia o fim das Passwords no Android e no Chrome
13 Outubro, 2022A Apple, a Microsoft e a Google têm uma coisa em comum: estão determinadas em acabar com as Passwords em favor de outro método de autenticação. Ou seja, chaves de segurança FIDO.
Este método de autenticação é baseado em criptografia de chave pública e “só é mostrado na sua conta quando desbloqueia o seu smartphone”, explicou a Google no passado mês de Maio no seu artigo dedicado ao desaparecimento das Passwords no Android e no Chromium.
No entanto, a Google acaba de confirmar o suporte para passwords de programador no Android e no Chrome:
“Este é um passo essencial na ampla adoção de keypasses, que funcionarão com o seu Google Password Manager para simplificar ainda mais os logins em dispositivos, sites e aplicações, independentemente da localização e plataforma”, detalha a Google.
Se utiliza um smartphone Android, será muito mais fácil autenticar-se nas suas diferentes contas e serviços. Através deste procedimento, o Android e o Chrome vão ficar responsáveis de propor a criação de uma password para o site em questão. Tudo o que resta é confirmar as informações da conta antes de usar o mecanismo de autenticação à sua escolha (código PIN, reconhecimento facial, impressão digital etc.).
Feito isso, uma chave pública criptografada, que contém todas essas informações, é gerada e transmitida ao fornecedor do serviços. Uma chave privada é armazenada no smartphone para reutilização posterior. Isso permite que durante as suas próximas ligações, o sistema irá convidá-lo diretamente a utilizar a password criada anteriormente para se autenticar.
“Em vez de digitar uma password, pode fazer login utilizando o método que costuma usar para desbloquear o seu smartphone (código de acesso, impressão digital, reconhecimento facial etc.)”, resume o gigante das pesquisas.
Diga adeus às Passwords tradicionais
Observe também que se quiser ligar-se a um site a partir do seu tablet ou laptop utilizando uma password gerada no seu telefone, é possível: basta digitalizar o QR Code da password e pronto. Aqui, o objetivo declarado é permitir o uso de chaves de acesso em várias plataformas: Windows, macOS, ChromeOS, Android e iOS.
Para fazer isso, devemos lembrar que a Google trabalhou lado a lado com a FIDO Alliance e o W3C sem esquecer a Apple e a Microsoft. Como a Google esclareceu, as passwords de acesso estarão disponíveis para todos os utilizadores do Android, e do Chrome, no próximo mês de Novembro.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.