Google Files está prestes a perder um recurso

Google Files está prestes a perder um recurso

5 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Apesar de eu ser grande utilizador do mesmo, a verdade é que o Google Files não se enquadra no círculo de aplicações com os quais a Google mais se preocupa, mas isso não significa que a sua equipa não trabalhe em melhorias para a mesma. E se algumas vezes esse trabalho leva à introdução de novos recursos, outras vezes leva à remoção dos mesmos… que é o que vai acontecer agora.

Recurso do Google Files será descontinuado no próximo mês

Introduzida no ano passado como um recurso exclusivo na Índia, a guia Importante do Google Files, quando ativa, verifica todos os ficheiros do seu smartphone para identificar qualquer coisa que possa conter um passaporte, documento de identidade ou qualquer outro documento confidencial.

Pois bem, passado um ano parece que já chegou a hora da equipa da Google eliminar esta funcionalidade, provavelmente por ser considerada supérflua ou por ser pouco utilizada pelos utilizadores.

Segundo o que foi descoberto pelo pessoal do 9to5Google ao analisar o código fonte da aplicação, no próximo mês essa funcionalidade será abandonada e foi inserido um aviso especial a informar os utilizadores dessa situação.

A equipe de programadores, de fato, anuncia que a guia Importante do Google Files não estará mais disponível a partir de 15 de fevereiro de 2024, acrescentando que os documentos nela guardados serão excluídos permanentemente após essa data, e especificando que é possível salvar uma cópia dos mesmos utilizando a opção Partilhar (isso deve acontecer até 15 de fevereiro de 2024).

Google Files

Para garantir que os utilizadores não fiquem no escuro sobre esta novidade, eles também serão informados através de notificações específicas.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.