Google está a fazer mudanças nas pesquisas móveis

Google está a fazer mudanças nas pesquisas móveis

24 Janeiro, 2021 0 Por Joel Pinto

Com a chegada de um novo ano, a Google parece ter  ganho vontade de fazer algumas alterações, mais propriamente  na interface que é apresentada quando um utilizador faz uma pesquisa na sua aplicação, através dos dispositivos móveis.

Embora essas mudanças não sejam muito revolucionárias, a Google espera que elas possam ajudar a tornar a interface móvel mais agradável à vista, e acima de tudo mais fácil de ler. O motivo é que essas alterações fornecem efetivamente uma experiência de navegação mais simplificada para os utilizadores, com texto mais legível, contrastes mais fortes, mais fácil de encontrar informações e quadros arredondados que melhoram a exibição geral dos resultados da pesquisa.

Conforme explica a designer responsável por esse novo design, Aileen Cheng, um dos objetivos da empresa de tecnologia é:

"Simplificar a experiência e levar os utilizadores às informações que procuram de forma clara e rápida, quanto possível”.

Por outras palavras, a Google deseja otimizar ao máximo o tempo que os internautas passam no seu mecanismo de busca e permitir que eles identifiquem rapidamente as informações que procuram.

Para isso, a Google não economiza na formatação dos textos. O gigante das pesquisas, por exemplo, tornou a fonte mais ousada, e maior, principalmente para os títulos das páginas que ela mostra nos resultados da busca. Da mesma forma, faz mais uso da sua fonte Google Sans para harmonizar a experiência do utilizador. Se não conhece essa fonte, fique a saber que ele já está a ser usada em vários produtos da empresa, como por exemplo, no Gmail.

Google móveis

Google faz alterações nas pesquisas feitos pelos dispositivos móveis

Além disso, para facilitar o acesso dos internautas às informações, a Google também contou com ajuste do contraste. Segundo Aileen Cheng:

"Isso ajuda a aumentar o espaço visual e as zonas de respiração para que os resultados da pesquisa e outros conteúdos ocupem o centro do palco."

Os contrastes servem, portanto, para chamar rapidamente a atenção dos utilizadores para informações importantes. Outra mudança a ser observada, a Google agora está a usar mais mapas, botões, ícones e imagens arredondadas para lembrar as linhas curvas do logotipo da empresa.

A implantação destas alterações está a ser feito de forma gradual, e deve aparecer a todos os utilizadores nos próximos dias.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.