Google trabalha em nova “experiência social” na sua pesquisa

Google trabalha em nova “experiência social” na sua pesquisa

1 Janeiro, 2024 0 Por Sandro Sotto

A Google está a testar um novo recurso na sua aplicação de pesquisa para Android que permite aos utilizadores adicionar notas pessoais aos resultados da pesquisa, tornando-as visíveis para outros utilizadores.

Notas está a chegar à pesquisa da Google

O recurso, chamado de simplesmente “Notas”, foi inicialmente avistado por alguns utilizadores há algumas semanas. No entanto, nas últimas horas, surgiram mais detalhes sobre como o mesmo funciona. As notas podem ser adicionadas tocando no botão “Adicionar nota” próximo a um resultado de pesquisa. Os utilizadores podem então digitar texto e salvar a nota como um anexo ao resultado de pesquisa específico.

O que surpreende é que essas notas, apesar de criadas por um único utilizador, também são visíveis por outros que realizam a mesma pesquisa. Isso significa que elas podem ser utilizadas para partilhar opiniões, avaliações ou outras informações sobre os resultados em questão.

Segundo alguns utilizadores que relataram o recurso, a Google até notificou quantas visualizações as suas notas públicas obtiveram. Isso sugere que a empresa está interessada em transformar o recurso em numa espécie de rede social associada aos resultados de pesquisa.

De momento, não está claro quando ou se o recurso em questão será lançado oficialmente para todos os utilizadores. O gigante das pesquisas está atualmente a testar o recurso com um pequeno grupo de pessoas. Além disso, não está claro se a Google introduzirá sistemas de controlo e moderação nas notas, no futuro. Isso seria necessário para evitar abusos, disseminação de falsas informações ou violações de privacidade.

Em essência, o recurso Notas é uma experiência curiosa que poderia enriquecer a experiência de pesquisa, tornando-a mais social, participativa. No entanto, também apresenta riscos em termos da qualidade da informação e da sua fiabilidade. Será interessante ver se a Google decide implementar o recurso de forma permanente ou se o abandonará para se concentrar em outras áreas de melhoria da pesquisa móvel.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.