Google vai excluir contas inativas a partir de 1 de dezembro
12 Novembro, 2023Algo prometido, que agora vai ser cumprido. No passado mês de maio a Google anunciou que queria excluir as contas inativas há pelo menos 2 anos. Em detalhes a empresa revelou que se uma conta Google não tiver sido utilizada ou conectada durante pelo menos dois anos, poderiam excluir a mesma, bem como todo o seu conteúdo, incluindo conteúdo do Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar), do YouTube e Google Fotos.
Google prepara-se para excluir contas
Para a empresa, este movimento é acima de tudo uma questão de segurança. Quanto mais tempo uma conta estiver inativa, maior será a probabilidade dela ser comprometida. Pessoas mal intencionadas podem utilizar a mesma para usurpar a identidade das vítimas ou até mesmo lançar campanhas de phishing.
Para garantir que o processo de exclusão seja gradual, os utilizadores receberão diversos e-mails de lembrete sobre o próximo procedimento, tanto no endereço principal como no endereço de recuperação, caso o tenham fornecido.
Assim, os utilizadores são convidados a salvar o conteúdo associado à conta inativa ou, se desejar, excluí-la antes do prazo. Cerca de vinte dias antes do prazo, a Google enviará as últimas mensagens de exclusão.
Há muitas formas de evitar que a sua conta Google seja excluída, e para isso só terá de a tornar ativa novamente:
- Ligue-se a ela uma vez a cada dois anos, pelo menos.
- Abra a caixa do Gmail associada e leia ou envie uma mensagem.
- Use o serviço de armazenamento do Drive (guarde um documento, descarregue um documento para o seu smartphone ou PC, etc.).
- Faça login no YouTube com a conta relevante e assista a um vídeo.
- Use o Google Fotos.
- Descarregue uma aplicação na Play Store.
- Use o mecanismo de pesquisa enquanto estiver conectado.
- Utilize a função “Fazer login com Google” para aceder a um serviço ou aplicação.
Como pode ver, é muito fácil evitar a exclusão da sua conta. Observe também que esta última pode ser considerada ativa mesmo se “realmente” não a utilizar. Por exemplo, se contiver um cartão-presente com saldo positivo ou se estiver configurada como proprietário de uma aplicação publicada na Play Store.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.