Google envia email de alerta da qualidade das fotos no Google Fotos

Google envia email de alerta da qualidade das fotos no Google Fotos

2 Março, 2021 0 Por Joel Pinto

De uma forma um tanto, ou quanto surpreendente, a Google enviou um e-mail a alguns utilizadores do Google Fotos a dar conta de que a qualidade das suas fotografias podem ser afectada quando faz upload para a sua aplicação. Segundo o gigante das pesquisas, há uma diferença significativa entre os modos de armazenamento de alta qualidade e a qualidade original. No entanto, este último também afirma que a diferença, com o passar dos anos, se tem tornado quase imperceptível.

Esta não deixa de ser uma posição estranha tomada pela Google. Além da apresentação dos novos recursos disponíveis para os assinantes do Google One, este e-mail inclui um trecho sobre a qualidade das imagens armazenadas:

“A Qualidade Original preserva todos os detalhes e permite ampliar, cortar e imprimir as suas fotos com menos pixelização”, podemos ler no boletim informativo.

Até agora nada de anormal, pelo menos na aparência, porque essa declaração vai contra o que a empresa vem reivindicando há anos. Quando o serviço foi lançado, em 2015, o seu criador Anil Sabharwa reafirmou diversas vezes que a "qualidade visual é quase idêntica" entre este modo de "Alta Qualidade" e o de "Qualidade Original".

No entanto, neste seu email a empresa mostra uma diferença perturbadora entre os dois modos. O que poderá ter mudado? Ao certo não sabemos, mas isso certamente está ligado ao facto de que a Google ir acabar com o armazenamento gratuito, e ilimitado, já durante este ano de 2021.

Google Fotos qualidade

Google alerta utilizadores da qualidade das fotos no Google Fotos

O objectivo da empresa é claro, em vez de ficar satisfeita com os 15GB de armazenamento oferecidos, a Google está a incentivar os seus utilizadores a optarem por uma assinatura do Google One para guardar as suas fotografias na qualidade original.

E para quem ainda não sabe, o modo “Qualidade Original” não impõe qualquer restrição à resolução das fotos, e vídeos armazenados. A opção "Alta Qualidade", por outro lado, evita o armazenamento de conteúdo além de um limite de 16MP, ou 1080p.

Alem disso, o armazenamento ilimitado gratuito no Google Fotos irá terminar já no próximo dia 1 de Junho de 2021. Todo o conteúdo que estiver na sua conta Google nessa data, não contará no armazenamento, e tudo o que fizer upload a partir desse dia passará a contabilizar... e quando esgotar o plafond, terá de comprar armazenamento no Google One.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.