Google Drive ganha finalmente recurso muito aguardado pelos utilizadores
26 Julho, 2021No passado mês de Maio, a Google anunciou a que diversos novos recursos estariam a chegar de forma progressiva ao Google Drive, e um desses recursos é o da capacidade de bloquear pessoas.
Este anúncio da Google ocorreu após o pessoal do Buzzfeed News ter revelado que tinha um utilizador que conseguia excluir do acesso à pasta partilhada, já que ele era um ex-parceiro abusivo. Agora, parece que a nova funcionalidade está pronta e vai permitir que tome esse tipo de acção.
Em geral, alguém pensaria que o cyberbullying só acontece nas redes sociais, e não em ferramentas de colaboração online como o Google Drive. Mas este não é o caso. Agora, o Drive dará aos seus utilizadores a capacidade de bloquear outros utilizadores, a fim de evitar possível assédio e disseminação de spam na plataforma.
Já poderá bloquear utilizadores individualmente no Google Drive
Este recurso vai impedir que contas bloqueadas partilhem ficheiros com eles, e também impedirá que acedam aos ficheiros que partilhou anteriormente com eles. Ele também excluirá todos os ficheiros antigos enviados por esses utilizador na sua plataforma. Além disso, o bloqueio também impedirá que os utilizadores-alvo entrem em contacto consigo através de outros serviços do Google, como por exemplo, o Google Hangouts.
Num Comunicado enviado à imprensa, a Google afirma que:
“Os recursos de partilha do Drive alimentam a produtividade e a colaboração. Mas os malfeitores podem abusar de ferramentas destinadas a facilitar a partilha útil. É por isso que estamos a criar uma forma de bloquear outros utilizadores”.
A funcionalidade será implantada durante as próximas duas semanas. E para bloquear um utilizador, basta clicar com o botão direito num ficheiro que ele tenha partilhado consigo no Drive. A Google informa ainda que poderá voltar a desbloqueá-lo posteriormente.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.