Google Drive parece ter perdido ficheiros de alguns utilizadores

Google Drive parece ter perdido ficheiros de alguns utilizadores

27 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A utilização de serviços de armazenamento em nuvem é nos dias de hoje particularmente difundida, e é uma ferramenta inquestionavelmente cómoda que permite manter praticamente qualquer tipo de dados seguros. E o Google Drive é o serviço de armazenamento é um dos melhores serviços para o consumidor final, já que a Google concede 15GB de espaço de armazenamento gratuito.

Utilizadores reclamam da perda de alguns dados guardados no Google Drive

Às vezes, porém, pode acontecer que os utilizadores encontrem alguns problemas ao utilizar este tipo de serviço e é exatamente isso que parece ter acontecido com o Google Drive, pelo menos a acreditar em alguns relatos divulgados no fórum de suporte da empresa.

Sim, existem diversos relatos no fórum de suporte da Google, por exemplo aqui, dos quais se pode verificar que alguns utilizadores parecem ter perdido o acesso a alguns dados guardados no Drive. Os casos são um pouco diferentes, há quem afirme não ter disponíveis os ficheiros guardados anteriormente no serviço de armazenamento em nuvem, e há quem tenha perdido os dados guardados após uma determinada data, e outros que só conseguem visualizar pastas e subpastas, mas não os ficheiros teoricamente contidos desapareceram.

De momento não está claro o que poderá ter causado este problema, mas todos os utilizadores envolvidos declaram que são os únicos utilizadores das suas contas no Google Drive, o que exclui a possibilidade de algum outro utilizador possa ter excluído esses ficheiros. A empresa, através das palavras de um representante relatado por um membro voluntário do Suporte do Google, disse que está a trabalhar para investigar o caso e recebeu relatos de outros administradores do Google Drive com problemas semelhantes.

O único conselho que a Google dá de momento aos utilizadores afetados por este problema, é não tentar restaurar o seu Google Drive, pelo menos até que a causa do mau funcionamento seja identificada, para evitar mais problemas: "Nós não recomendamos fazer qualquer alteração na pasta root/data enquanto aguardamos instruções dos nossos engenheiros.”

Google Drive iOS

Alem disso, ainda não está claro os problemas ocorreram apenas na versão web, apenas na versão mobile, em ambas as versões da aplicação. Em qualquer caso, se também está a ser afetado por este bug, o conselho que lhe damos é que pesquise minuciosamente, apesar de vários depoimentos relatarem que os ficheiros não estão mais disponíveis em qualquer lugar, inclusive no Lixo, nunca se pode descartar um descuido no parte de alguns utilizadores. Se os ficheiros realmente desapareceram para si também, basta ter paciência e esperar que a Google resolva o problema rapidamente e possivelmente restaure os dados de seu interesse.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.