Google Drive bloqueia a partilha de ficheiros considerados spam

Google Drive bloqueia a partilha de ficheiros considerados spam

16 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

O gigante das pesquisas tem despendido muito do seu tempo, nos últimos anos, para melhorar cada vez mais o Google Drive, que conta com cada vez mais novos recursos. O modo escuro está, por exemplo, disponível desde Setembro de 2020 no Androd e no iOS. Alem disso, com a aplicação podemos editar directamente ficheiros do Word e do Excel sem necessidade de descarregar os mesmos.

Agora chegou o momento da Google se concentrar no combate ao spam. No passado mês de Julho a empresa lançou uma nova ferramenta anti-spam, incluindo uma que impede os utilizadores partilhem conteúdo indesejado com outros utilizadores. E ontem, 15 de Dezembro de 2021, a Google anunciou algo novo sobre os seu sistema anti-spam.

Assim, quando um ficheiro do Google Drive é identificado como estando a violar os termos de uso do serviço, ou da Google em geral, ele fica sujeito a diversas restrições.

Primeiro, um logótipo em forma de bandeira será afixado no ficheiro em questão, para que saiba que algo está errado com o mesmo. Ao mesmo tempo, a Google vai enviar uma notificação por e-mail ao proprietário do ficheiro para informá-lo da acção realizada. Este e-mail conterá um link para os termos de uso da empresa e o seu programa de combate ao abuso na rede. Assim, os utilizadores poderão tentar determinar os motivos que levaram o seu ficheiro a ser sancionado.

spam

Google Drive vai estar mais atento ao Spam

Quando um documento é restrito, ele não é excluído. O criador / proprietário pode sempre aceder e modifica-lo como desejar, porém será impossível partilhá-lo com outras pessoas. Além disso, os links de acesso enviados a outros utilizadores serão desactivados.

Vale ressaltar que será possível apelar da decisão da Google e solicitar a revisão, caso se trate de um erro do gigante da web. O procedimento será incluído directamente no e-mail de aviso da empresa. Segundo a Google, a implantação desse recurso no Google Drive vai acontecer nos próximos 15 dias, tendo começado na passada terça-feira, dia 14 de Dezembro de 2021. Ele estará disponível para todos os clientes do Google Workspace, bem como para clientes do G Suite Basic e Business.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.