Google disposta a pagar à Samsung para que os Galaxy usem o Google Assistant
29 Julho, 2020Todos os telefones da Samsung contam com uma experiência completa do sistema operativo Android. Isso significa que todos os serviços da Google estão presentes nos seus telefones, à excepção do Google Assistant, e isso acontece porque a Sul Coreana conta com o seu próprio assistente, o Bixby.
No entanto, alem do Bixby, a Samsung conta com o seu próprio ecossistema, que vai coexistindo com os serviços semelhantes da Google. Por exemplo, quem tem um smartphone da Samsung, sabe que para instalar aplicações, pode utilizar o Google Play Store, ou a Galaxy Store, que é a loja de aplicações da Google. O mesmo acontece com muitos outros serviços, como as agendas, as galerias, e muito mais.
No entanto, e segundo está a ser revelado pelo Bloomberg, a Google está actualmente a negociar com a Samsung, para que estes utilizem o Google Assistant nos seus smartphone, e que dêem mais destaque à Play Store. O objectivo da Google é atrair centenas de milhões de utilizadores em todo o mundo, os que possuem um smartphone Galaxy, e que podem estar a utilizar Bixby e/ou a Galaxy Store.
Google quer que a Samsung use o Google Assistant
O valor que a Google está disposta a pagar, ainda não é conhecido, mas essa pode ser uma quantia realmente muito alta, já que por exemplo, a Google paga todos os anos biliões de dólares à Apple para que esta utilize a Google como o sistema de pesquisas padrão do iPhone, do iPad e do Safari.
Apesar de não confirmarem, nem desmentirem a noticia, a mesma já foi comentada pela Samsung e pela Google, e a Google afirma o seguinte:
Como todos as fabricantes de dispositivos Android, a Samsung é livre para criar a sua própria loja de aplicações e assistente digital. Este é um dos grandes recursos da plataforma Android. E enquanto discutimos regularmente com os nossos parceiros como melhorar a experiência do utilizador, não temos planos de mudar isso.
Já a Samsung fez a seguinte declaração, quando confrontada com este assunto:
A Samsung permanece fiel ao seu próprio ecossistema e serviços. Ao mesmo tempo, a Samsung está a trabalhar em estreita colaboração com a Google, e outros parceiros, para fornecer as melhores experiências móveis para os nossos utilizadores.
Apesar de a Samsung já contar com um ecossistema muito forte, não ficaria espantado que em breve anunciassem um acordo que tornaria o Google Assistant, e a Play Store, como duas aplicações padrão.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.