Google disponibiliza o novo Chrome 97: Conheça as novidades

Google disponibiliza o novo Chrome 97: Conheça as novidades

5 Janeiro, 2022 0 Por Joel Pinto

A Google iniciou o processo de disponibilização de uma nova versão do seu navegador, o Chrome 97, que como quase sempre chega com algumas novidades para os utilizadores.

Primeiro, este Google Chrome 97 chega para resolver 37 vulnerabilidades, que entre elas temos uma falha de segurança, cuja gravidade foi classificada como "Crítica" e dez têm a gravidade "Elevada". A Google ainda não publicou os detalhes exactos de todas as vulnerabilidades, isso porque eles querem esperar até que a grande maioria dos utilizadores instalem este nova versão do navegador.

Alem disso, esta nova versão é lançada com uma polémica Keyboard MAP API. A API não podia ser usada anteriormente por certas experiências da web porque não podia ser usada dentro de iframes. Aplicações como as versões web do Office não podiam usar a API para detectar pressionamentos de teclas em layouts de teclado. Os layouts de teclado variam de acordo com a região ou idioma. A mudança disponibiliza a funcionalidade para aplicações da web que estão dentro de iframes.

A utilização desta API tem sido muito criticada devido a preocupações com a segurança, tanto que alguns responsáveis pelo navegador Safari como os programadores do Firefox, já afirmaram que não pretendem adoptar a mesma. O Chrome 97 também deve dar início à normalização de como ocorre o preenchimento de novas linhas de um formulário, seguindo o exemplo dos navegadores da Apple e da Mozilla.

Chrome 97

Google Chrome 97 já está disponível para download

Outras novidades incluem a aceitação de números em funções matemáticas em CSS e incrementos aos protocolos de comunicação do software. A actualização adiciona o protocolo de framework WebTransport, que cria canais de comunicação bidirecionais com o objectivo de lidar com as limitações das tecnologias WebSockets e RTCDataChannel usadas anteriormente.

Para terminar, mas não menos importante, o Chrome 97 também muda a forma como cookies e dados guardados são geridos, permitindo acede-los com maior transparência e comodidade, e evitando que o utilizador apague informações importantes por engano.

Como sempre, a actualização está a ser distribuída automaticamente para quem ja usa o navegador. Aqueles que ainda não usam, podem descarregar o mesmo aqui.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.