Google disponibiliza o Chrome 95: Conheça as novidades

Google disponibiliza o Chrome 95: Conheça as novidades

20 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

A Google disponibilizou ontem a versão mais recente do seu navegador, o Google Chrome 95, como quase sempre, chega com algumas novidades. Desta vez, a aplicação chegou com segurança melhorada para os pagamentos, capacidade de guardar grupos de guias, e muito mais.

Realizar compras online ganhou destaque nos últimos meses, mas todos sabemos que isso tem riscos. Ciente disso, a Google está a tentar melhorar essa situação, e com o Chrome 95 inclui autenticação de pagamento melhorada. O objectivo é tornar o processo de compra mais seguro e directo. Terceiros, como bancos, podem usar uma nova extensão de pagamento para autenticar quaisquer solicitações durante o processo de checkout.

No Chrome 95, as aplicações da web podem registar-se como “gestores de URL”. Isso significa que eles podem agir mais como aplicações padrão nativas. Por exemplo, clicar num link associado a um serviço pode abrir o link na aplicação da web desse serviço. Essa funcionalidade já era possível através de outros meios há algum tempo, mas agora está integrada directamente no Chrome. O resultado para os utilizadores, é que as aplicações da web parecem-se ainda mais com aplicações nativas “reais”.

O Chrome 95 na desktop está a receber uma nova API EyeDropper. Uma ferramenta que permite seleccionar uma cor de uma imagem. Pode ter visto esse recurso em alguns sites, mas agora pode ser implementado mais facilmente com a API integrada.

Chrome 95

Google Chrome 95 já está disponível para download

Outra das novidades são os Grupos de guias que lentamente se tornaram um recurso padrão em navegadores da web de desktop. A Google continua a melhorar o recurso com a capacidade de guardar Grupos de Guias nesta nova versão do Chrome. O recurso é bastante autoexplicativo, pode criar um Grupo de Guias normalmente, mas ao invés de ter que recriá-lo se fechá-lo, pode simplesmente “Salvar” o grupo. Isso torna muito mais fácil abrir novamente mais tarde.

O recurso está actualmente atrás de um sinalizador de recurso que pode ser encontrado em chrome://flags/#tab-groups-save.

Como sempre, quem já tem o Chrome instalado é só ir ao menu ajuda para o actualizar, quem não tiver, pode descarregar o mesmo gratuitamente aqui.