Google disponibiliza o Chrome 90: Conheça todas as novidades

Google disponibiliza o Chrome 90: Conheça todas as novidades

15 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

A Google disponibilizou uma nova versão estável do seu navegador, o Chrome 90, que chega com vários novos recursos, incluindo o codificador AV1 e o facto do HTTPS se tornar um padrão em vez do até agora HTTP.

O codificador AV1 será de particular interesse para melhorar o desempenho dos serviços de videoconferência usando WebRTC. Segundo a Google, o novo codificador oferece melhor eficiência de compressão do que outros tipos de codificação de vídeo, reduzindo assim o consumo de largura de banda e melhorando a qualidade visual. O grupo também fala sobre utilizadores com uma taxa de bits muito baixa, que agora podem activar o vídeo (30 kb/s é suficiente). Além disso, isso representa melhorias significativas na eficiência da partilha de ecrã em comparação com VP9, e outros codecs.

Esta nova versão do Chrome também é uma oportunidade de preferir a ligação padrão HTTPS, em vez de HTTP. Assim, o navegador tentará primeiro carregar os sites em HTTPS. Se o site visitado não usar este protocolo, o Chrome tentará ligar-se em HTTP. Esta novidade fez seu aparecimento com o Chrome 89, mas agora deve estar disponível para todos os utilizadores.

Chrome 90

Google Chrome 90 já está disponível para download

Além disso, o Chrome 90 oferece aos utilizadores a possibilidade de ocultar a lista de reprodução. Apenas clique com o botão direito na barra de favoritos e active, ou desactive, "Mostrar lista de reprodução". Além disso, o navegador agora usa a versão 9.0 do mecanismo V8 JavaScript. Ele também conta com o sistema Control Flow Enforcement Technology (CET) da Intel. Isso diz respeito apenas a computadores com Windows.

Como sempre, a nova versão do navegador já está disponível para download em google.pt/chrome. Neste momento está disponível para Windows, bem como no macOS e Linux.

Para terminar, mas não menos importante, esta actualização resolve 37 vulnerabilidades de segurança.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.