Google disponibiliza o Developer Preview 2 do Android 14

Google disponibiliza o Developer Preview 2 do Android 14

8 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

A Google disponibilizou hoje aquela que é a Developer Preview 2 da próxima versão do seu sistema operativo móvel, o Android 14. Esta nova atualização surge um mês após a versão anterior, e tal como o seu nome sugere, é destinada a programadores, e a versão beta publica deverá chegar apenas no próximo dia 10 de maio, dia em que se realizará o Google I/O 2023.

Para este Android 14 Developer Preview 2, a Google está a destacar diversas mudanças. A primeiro é o pop-up de seleção de fotos que aparece quando uma aplicação solicita acesso à biblioteca de fotos. Agora, um pop-up pergunta ao utilizador se deseja permitir o acesso a todas as suas fotos, algumas fotos ou negar a solicitação.

Em seguida, a Google detalha o Credential Manager como uma API de plataforma, o que significa que o Android 14 oferecerá suporte a meios de login mais seguros, incluindo opções de login sem password. Trata-se de chaves de acesso, que gradualmente se tornarão um padrão.

A Google também está a falar sobre mais otimizações e atividades em segundo plano, com o Android 14 colocando restrições sobre quando as aplicações podem ser executados em segundo plano e quanto trabalho eles podem fazer. O gigante das pesquisas mudou a forma quando uma aplicação atinge o “estado do cache” após ser fechada e também implementou restrições às aplicações que interagem com atividades em segundo plano.

Por último, a Google limita o número de notificações não autorizadas no Android 14. No futuro, as notificações importantes para a funcionalidade do dispositivo, como notificações de políticas do sistema e do dispositivo, não podem ser desativadas, mas todo o resto deve ser ativado pelo utilizador.

Android 14 Developer Preview 2 já está disponível para instalação

O Android 14 Developer Preview 2 já está disponível para download, se já tiver a primeira versão instalada, deverá receber a notificação para a nova atualização. Caso contrário, pode fazer uma instalação descarregando o ficheiro de atualização no site da Google.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.