Google deixa de oferecer links em cache no seu motor de pesquisa
2 Fevereiro, 2024A Google decidiu deixar de oferecer um recurso que se diga de passagem, é muito prático: o sistema de cache de links. O motor de pesquisa já não o oferece esse recurso, pelo que já não é possível ver a versão antiga de uma página (pelo através dessa forma).
O anúncio foi feito pela própria Google na rede social X (ex-Twitter), após uma pergunta sobre o assunto, onde a empresa afirma:
Sim, isso foi removido. Eu sei, é triste. Eu também estou triste. Este é um dos nossos recursos mais antigos. Mas o objetivo era ajudar as pessoas a aceder às páginas quando, há muito tempo, não podia contar com o carregamento de uma página. Hoje em dia as coisas melhoraram muito. Decidiu-se, portanto, excluí-lo.
Durante anos, o botão “Em cache” apareceu ao lado de todos os resultados de pesquisa para exibir uma versão um pouco mais antiga da página, conforme foi capturada e visualizada pela Google. Esse recurso costumava ser útil para detetar alterações recentes num site ou para aceder a informações no caso de uma interrupção do site.
É o fim dos links armazenados em cache na pesquisa Google
Há alguns anos, o link aparecia num menu suspenso ao lado de um resultado de pesquisa, mas nos últimos anos foi movido para a secção “Sobre este resultado”.
Uma alternativa é utilizar o Internet Archive, mas também seria interessante se o gigante das pesquisas oferecesse um botão nos seus resultados de pesquisa com um link para o mesmo, de modo a que todos pudessem visualizar páginas antigas. Mas tal sistema não está sequer em desenvolvimento.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.