Google vai começar a eliminar contas esta semana

Google vai começar a eliminar contas esta semana

29 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Se tem uma conta Google que não usa assim tanto, então chegou o momento de agir antes que a mesma seja eliminada. Já aqui tínhamos dado conta dessa situação, mas a partir da próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro de 2023, a empresa vai começar a apagar as contas “inativas”, ou seja, as contas que não são utilizadas nos últimos 2 anos.

Contas Google inativas começam a ser apagadas a 1 de dezembro

Isso significa que e-mails, vídeos, fotos, documentos e qualquer outro conteúdo armazenado numa dessas contas inativas estão em risco, e deve fazer algo antes que perca toda a informação para sempre. Para evitar que a conta seja excluída, precisa de fazer login na sua conta antes da próxima sexta-feira.

“Se fez login na sua Conta do Google ou em qualquer um dos nossos serviços recentemente, a sua conta será considerada ativa e não será excluída”, disse a empresa numa publicação no seu blog no passado mês de maio.

Antes que o processo de exclusão aconteça, a Google afirma que os utilizadores terão recebido várias notificações nos meses anteriores, tanto para o endereço de e-mail da conta como para o e-mail de recuperação (se tiver fornecido um). A eliminação será uma abordagem faseada, começando com contas que foram criadas e nunca mais utilizadas, diz a empresa.

No entanto há exceções: qualquer conta que tenha sido configurada para si no trabalho, na escola ou em outra organização não será excluída automaticamente, uma vez que esta política apenas se aplica a contas pessoais.

Windows Outlook Patch Tuesday Malwarebytes WordPad direitos de autor

Contudo, terá que dar um passo a mais se quiser manter o conteúdo de um produto específico que não usa há algum tempo. Se deseja manter as fotos do seu Google Drive, por exemplo, é melhor fazer login nesse serviço específico. Isso porque a empresa afirma que:

“reserva-se o direito de excluir dados de um produto se o utilizador estiver inativo nesse produto por pelo menos dois anos. Isso é determinado com base nas políticas de inatividade de cada produto”.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.