Google Chrome: Aí está a primeira vulnerabilidade de Dia Zero de 2024

Google Chrome: Aí está a primeira vulnerabilidade de Dia Zero de 2024

17 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

A Google está disponibilizar uma nova atualização para o seu navegador, o Chrome, que vem para resolver uma falha de segurança de dia zero. Esta é a primeira falha desse género a ser resolvida em 2024 no mais popular navegador de Internet.

Primeira falha de dia zero em 2024 para o Chrome

A falha de dia zero possui o identificador CVE-2024-0519, e no seu site a Google afirma que hackers já exploraram a vulnerabilidade, daí o interesse em atualizar de imediato o navegador para evitar uma surpresa desagradável. Esta é a versão 120.0.6099.224/225 no Windows, 120.0.6099.234 no Mac e 120.0.6099.224 no Linux.

A falha CVE-2024-0519 está associada a uma fraqueza de acesso à memória fora dos limites de alta gravidade no mecanismo JavaScript do Chrome, denominado V8. Os malfeitores podem explorar isso para aceder a dados além do buffer, permitindo-lhes aceder a informações confidenciais ou desencadear uma falha.

Além do acesso não autorizado à memória fora dos limites, a vulnerabilidade também pode ser explorada para contornar mecanismos de proteção como ASLR para facilitar a execução de código através de outra fraqueza.

“O acesso aos detalhes e links da vulnerabilidade pode ser restrito até que a maioria dos utilizadores se beneficie de um patch”, diz a Google. “Também manteremos restrições caso a falha exista numa biblioteca de terceiros da qual outros projetos dependem, mas que ainda não tenha sido corrigida.”

Como sempre, pode atualizar agora abrindo o Chrome, clicando nos três pontos no canto superior direito e acedendo a Ajuda > Acerca do Google Chrome. A atualização será descarregada e instalada de imediato.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.