Google Chrome vai permitir algo que até agora era impensável
28 Fevereiro, 2022Em breve poderá ser possivel partilhar as nossas passwords do Google Chrome com terceiros
Os navegadores da web evoluíram muito nos últimos anos, e hoje, eles permitem que se faça muito mais do que simplesmente navegar na web. E com as extensões, passamos cada vez mais tempo em aplicações desse tipo, e que faz com que muitas vezes também armazenamos as nossas passwords por lá. E em breve, o Google Chrome vai permitir que possa partilhar as mesmas.
Todos sabemos que não é boa ideia partilhar passwords. Isso acontece simplesmente porque não se sabe se a pessoa com quem as partilha tem, por exemplo, um dispositivo comprometido. Um intruso poderia então gravar o que digitou no teclado, alem de que a password também poderia ser revelada acidentalmente a terceiros. Seja qual for o caso, a sua conta estaria em risco.
Dito isto, nos casos em que precisa mesmo de partilhar uma password, a Google quer facilitar-lhe a vida. A empresa de Mountain View está a trabalhar num recurso dedicado para o Google Chrome. Segundo as informações mais recentes, a Google integrou um novo botão “Enviar password” no gestor de senhas integrado no Chrome.
Impossível nesta fase, saber como tudo isso vai funcionar. O Google Chrome já permite que os utilizadores copiem as suas passwords, portanto, este será sempre um recurso de partilha mais seguro. Isso pode ser semelhante a como a Google lida com a partilha de ficheiros no Google Drive, onde apenas utilizadores definidos têm acesso, e neste caso em especifico, pode até acontecer que o receptor nunca veja realmente a password, já que o “emissor” aproveita a partilha através de um link para se conectar a um site.
De qualquer forma, o botão não parece estar operacional de momento. Por outras palavras, a Google ainda está a trabalhar nesse recurso. Ainda assim, a ideia é muito interessante, mas teremos que esperar para descobrir como quer fazer a partilha de passwords de forma segura.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.