Google Chrome para Android deve agora ser mais rápido

Google Chrome para Android deve agora ser mais rápido

21 Novembro, 2021 0 Por Joel Pinto

No passado dia 15 de Novembro revelamos aqui que a Google disponibilizou o Chrome 96 para desktop, no entanto, essa nova versão também chegou aos dispositivos Android. Com essa nova versão, a Google não apenas corrigiu falhas de segurança, como também, segundo as suas próprias declarações, conseguiu ajustar alguns parafusos em relação à velocidade do navegador.

As aplicações Android (incluindo o Chrome para Android), o código Java compilado é armazenado em ficheiros .dex. A experiência de utilizadores do Chrome para Android é particularmente sensível ao aumento do tamanho .dex devido à arquitectura de multiprocessos. No Android, o Chrome geralmente tem mais de três processos em execução ao mesmo tempo: o processo do navegador, o processo do GPU e um ou mais processos de renderização. A maior parte do código Java do Chrome é usado apenas no processo do navegador. Mas os custos de desempenho e armazenamento para carregar o código são suportados por todos os processos.

Chrome para Android

Google tornou o Chrome para Android mais rápido

No caso do Chrome, a pequena quantidade de código necessária nos processos de renderizador e GPU pode permanecer no módulo base após várias análises e alterações, enquanto o código do navegador e outras funções são divididos em módulos funcionais que são carregados conforme necessário. Com este método, o tamanho dos ficheiros .dex carregados nos processos filho pode ser reduzido em 75% ou mais especificamente para ~ 2,5 MB, para que eles iniciem mais rápido e usem menos memória.

Como tal, o próprio navegador também inicia mais rápido agora, e numa melhoria de cerca de 7,6% se comprado com a versão anterior.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.