Nova versão do Google Chrome oculta o “www” e o “https: //” da barra de endereço
3 Agosto, 2019Depois de instalar a versão mais recente do Chrome, alguns utilizadores podem ter ficado surpresos, porque na barra de endereços de repente falta o “www” no URL. Além disso, o “https: //” fica oculto nesta nova versão do navegador. Esta não é a primeira vez que isso acontece, já que o Chrome já havia omitido os subdomínios “www” e “trivial” em Setembro de 2018. Na opinião da Google, muitos utilizadores não continuariam a lidar com subdomínios, também os URLs são complicados demais. Mas a crítica surgiu quase de imediato, e a Google decidiu colocar tudo como era antes.
Mas já em Setembro, os desenvolvedores do Chrome anunciaram que o navegador um dia voltariam a esconder o “www”, mas não o subdomínio “m”, que é normalmente utilizado para páginas móveis. Com o Chrome 76, o anúncio agora tornou-se realidade. A gerente de produtos responsável, Emily Schechter, explicou que a equipa de desenvolvimento experimentou a ocultação do URL por alguns meses. “A equipa do Google Chrome dá muita ênfase à facilidade de uso, usabilidade e segurança nas nossas interfaces de utilizador, e para facilitar a leitura e a compreensão de URLs, ocultaremos componentes de URL irrelevantes para a maioria dos utilizadores do Google Chrome”.
E mais uma vez vieram as criticas
No rastreador de erros do Chromium, as primeiras reações à mudança foram novamente negativas. O “www” ainda é uma parte importante do URL, escreve um utilizador. Outros temem uma “simplificação exagerada” que só cria confusão desnecessária, e ouros tentam encorajar a mudança para outro navegador, como por exemplo o Edge da Microsoft que é baseado no Chromium, e que continua a mostrar o URL completo. Se quiser ver o URL completo na barra de endereço no Chrome, clique duas vezes nele. Ao copiar o URL, ele é completamente armazenado na área de transferência.
Há também uma solução permanente: chrome://flags/ podem ser alterados abaixo Omnibox UI Hide Steady-State URL Schemee alterados Omnibox UI Hide Steady-State URL Trivial Subdomainsde “Padrão” para “Desactivado”. Depois de reiniciar, o Chrome ira mostar o URL completo.
O gerente de produto Schechter recomenda que os utilizadores avançados instalem o “Suspicious Site Reporter“, e extensão que permite que os utilizadores denunciem sites suspeitos à Google e forneça uma barra de endereços “sem censura”.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.