Já pode tornar o Google Chrome o seu navegador padrão no Windows sem abrir as Definições

Já pode tornar o Google Chrome o seu navegador padrão no Windows sem abrir as Definições

16 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

Com o Windows 11, a Microsoft complicou uma tarefa simples, que era tornar um navegador padrão no sistema operativo. Face às diversas criticas, a empresa tem facilitado bastante essa tarefa.

Agora, o Google Chrome está a lançar a capacidade de se tornar o navegador padrão no Windows com um único clique. Recapitulando a situação: até ao momento, o Windows 11 estreou com um novo método de configuração de um navegador padrão.

Em vez de escolher um padrão para todas as tarefas relacionadas ao navegador, a Microsoft chegou onde os utilizador tinham que escolher manualmente o seu navegador padrão para praticamente tudo, incluindo cada tipo de ficheiro que um navegador abre. Essa foi uma jogada clara para manter os utilizadores no Microsoft Edge, já que ele é navegador padrão no Windows 11.

Após a reacção a isso, a Microsoft voltou ao método do Windows 10 de alterar o seu navegador, permitindo que os utilizadores trocassem de navegador com apenas um clique no menu Definições.

O fluxo de trabalho actual em ambas as versões do sistema operativo segue as linhas de Definições > Aplicações > Aplicações padrão e, em seguida, seleccionando o navegador e definindo-o como padrão ou encontrando a opção de definir o seu navegador padrão, dependendo da versão que está a utilizar.

Mas agora, o Google Chrome está a adicionar suporte para alterar o navegador padrão no Windows sem ter de sair do navegador.

Chrome

Pode tornar o Google Chrome como navegador padrão do Windows 11 com apenas um click

Depois de ser visto pela primeira vez no Chromium Gerrit há algumas semanas, a versão mais recente do Google Chrome para Windows adicionou suporte para alternar automaticamente o seu navegador padrão com um único clique.

A informação vem de Leopeva64, que fez mostrou essa situação na rede social Twitter, mas que não consegui replicar esse comportamento no meu dispositivo, o que sugere que essa funcionalidade está limitada ao banner pop-up e não à opção "Navegador padrão" do Chrome no menu Definições.

É importante observar, porém, que isso só está disponível de momento no Chrome Dev, exigindo a versão 106.0.5231.2. Actualmente, a versão estável do Google Chrome está na versão 104.0.5112.81.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.