Google Chrome está cada vez mais inteligente na redução do uso de memória

Google Chrome está cada vez mais inteligente na redução do uso de memória

23 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Google Chrome para computador conta com um modo de economia de memória que faz exatamente o que o seu nome sugere. Agora, esse recurso está a ficar ainda mais inteligente a ponto de descobrir quais são as guias abertas que ele pode forçar para reduzir o uso de memória.

Google Chrome a testar o Probablistic Memory Saver Mode

Conforme detetado pelo pessoal do Windows Report, aquele que é chamado de “Probablistic Memory Saver Mode” está a ser testado no Google Chrome Canary 121. Não está ativo por padrão, mas os utilizadores pode encontrá-lo digitando “about://flags” na barra de endereços.

Esse Probablistic Memory Saver Mode essencialmente adia as guias que não visita há algum tempo, libertando a memoria RAM para as guias que está a utilizar. No entanto, a desvantagem é que, se voltar para as guias inativas, demorará um pouco mais para que elas voltem a funcionar.

Esse modo usa “distribuições de probabilidade para estimar a hipótese de rever a guia com base em observações sobre o estado da guia” – o que deve significar, em última análise, um melhor equilíbrio entre economia de memória e suspensão da guia.

Ainda não ouvimos nada da Google sobre o assunto, por isso é difícil saber exatamente como o novo recurso funciona, mas a partir dessa descrição, parece que todas as suas guias abertas receberiam uma pontuação de probabilidade – representando a probabilidade de serem reabertas.

Google Chrome
[quads id=RndAds]

Isso pode ser baseado no que está nas guias e na frequência com que a revisita desde que foi aberta. A quantidade de tempo que esteve inativo também será claramente um fator. Resta saber se isso será implementado na versão estável do Chrome para todos, mas qualquer coisa que melhore o consumo de memória deve ser benéfico. O recurso pode muito bem ser ajustado e otimizado com base no seu estágio de teste.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.