Google Chrome vai bloquear sites que enviam notificações intrusivas

Google Chrome vai bloquear sites que enviam notificações intrusivas

2 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Google Chrome quer ser o policia da Internet

Navegar na web em 2022 tornou-se numa disciplina de alto nível: entre cookies, anúncios onipresentes e solicitações incessantes de notificações, os utilizadores da Internet hoje gastam grande parte do seu tempo a evitar pop-ups intrusivos.

Se a Google não parece disposta a intervir nos assuntos dos cookies e dos anúncios, o mesmo não pode ser dito em relação às notificações. Actualmente, o Google Chrome oferece um método simples para desactivar as notificações enviadas por um site. Alem disso, o navegador oferece a possibilidade de ocultar o seu conteúdo para proteger a privacidade dos seus utilizadores.

Com o tempo, este último tornou-se particularmente eficaz na identificação de sites que procuram enganar os visitantes para que aceitem notificações. Em breve, o Google Chrome irá ainda um pouco mais longe, bloqueando-os automaticamente. Por outras palavras, se aceitou inadvertidamente notificações de um site e o Chrome considera-as muito intrusivas, ou o site enganou-o para activá-las, o navegador vai desactivar as mesmas automaticamente. Isso, portanto, levanta a questão do método utilizado pelo Chrome para determinar quais os sites que são intrusivos, e quais não são. Imaginamos que o próprio utilizador poderá configurar esta opção posteriormente, embora isso não tenha sido especificado.

Google Chrome

A Google diz que esse recurso não afectará a grande maioria dos sites, mas ainda é mais um passo da empresa no seu desejo de se tornar no policia da web.

"O spam de notificação é uma das maiores reclamações que recebemos dos utilizadores do Chrome", disse um porta-voz. “Consideramos que este recurso está a agir em nome dos utilizadores para proteger os seus interesses, e que é uma acção dentro do controlo e discrição do utilizador".

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.