Google abre o maior centro europeu de cibersegurança em Málaga

Google abre o maior centro europeu de cibersegurança em Málaga

29 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Google inaugurou hoje em Málaga aquele que é o seu maior centro europeu de cibersegurança, que desenvolverá ferramentas para combater ameaças cibernéticas em colaboração com instituições e empresas europeias.

3º centro de segurança cibernética da Google na Europa

Num contexto de forte aumento de ataques cibernéticos em todo o mundo, a Google abre o seu terceiro centro de cibersegurança na Europa, depois dos de Munique, especializado em confidencialidade, e de Dublin, dedicado a conteúdos.

“Os ataques cibernéticos globais aumentaram 38% em 2022, os hackers estão cada vez mais agressivos e também tentam desestabilizar a democracia. É por isso que devemos trabalhar juntos em escala internacional ”, disse Kent Walker, chefe de Assuntos Públicos do Google, à imprensa.

A União Europeia estima uma escassez de 500 mil especialistas, 46% das PME europeias não conseguem recrutar enquanto 43% delas sofreram ataques cibernéticos, sublinhou. “A UE estima que 230.000 novas infecções por malware são detectadas todos os dias ”, acrescentou Dita Charanzova, vice-presidente do Parlamento Europeu, num discurso em vídeo. “Não temos dúvidas de que as próximas eleições europeias [em junho de 2024] serão alvo de desinformação e interferência . ”

A Google planeia tornar o centro de Málaga numa “referência em cibersegurança global”, numa parceria público-privada que abrange instituições, empresas, universidades e governos europeus. Irá analisar as ameaças, especialmente as apoiadas pelos Estados, partilhar as melhores práticas e desenvolver a formação.

Alvo constante de hackers, a Google anunciou em 2021 que investiria 10 biliões de dólares ao longo de cinco anos para fortalecer a segurança cibernética da infraestrutura global. Ela expandiu as suas equipas internas, inclusive recrutando várias dezenas de hackers éticos, e fez diversas aquisições.

Em 2012, a empresa comprou a startup espanhola VirusTotal, com sede em Málaga, que agora possui uma das maiores bases de dados de malware do mundo. No ano passado ele adquiriu a americana Mandiant, líder na resposta a ataques cibernéticos.

Google

O grupo também anunciou hoje que doaria 10 milhões de dólares a universidades de oito países europeus, para desenvolverem formação em segurança cibernética.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.