Google melhora a qualidade de áudio das videochamadas do Duo com inteligência artificial

Google melhora a qualidade de áudio das videochamadas do Duo com inteligência artificial

6 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

A Google continua a tentar melhor a qualidade das chamadas de vídeo da sua aplicação dedicada, o Google Duo. O Gigante das pesquisas anunciou no seu blog que está a confiar numa nova tecnologia quando o Duo não pode ter uma ligação estável, o WaveNetEQ, que é algo que é baseado na inteligência artificial.

Google Duo agora utiliza a tecnologia WaveNetEQ

O WaveNetEQ funciona usando uma biblioteca de dados de voz para continuar realisticamente pequenos segmentos de conversas. A inteligência artificial é treinada para produzir sons compostos principalmente de sílabas e pode preencher espaços vazios de até 120 milissegundos.

Segundo a Google, 99% das chamadas feitas com a aplicação Duo apresentam problemas de áudio. Destas chamadas, 20% perdem mais de 3% do conteúdo total de áudio, enquanto 10% perdem quase um décimo do conteúdo de áudio. É aqui que entra o WaveNetEQ.

WaveNetEQ

A inteligência artificial foi treinada usando as vozes de 100 pessoas em 48 idiomas para permitir que ela aprendesse as características gerais de uma voz humana, independentemente do dialecto.

A tecnologia já está disponível para as chamadas no Duo feitas no Pixel 4 e a Google promete estendê-lo para outros smartphones em breve, sem no entanto revelar quais serão esses smartphones, nem quando isso irá acontecer.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.