Google impõe agora atualizações rápidas a todas as fabricantes que utilizem o Android 13
22 Setembro, 2022Em 2016, a Google mudou um pouco a situação das atualizações do Android, integrando um recurso chamado Seamless Update, ou “atualização rápida”, nos seus equipamentos da série Pixel.
Em princípio a ideia é relativamente simples: permitir que os utilizadores continuem a utilizar o seu equipamento enquanto ele está a ser atualizado. De fato, na maioria dos casos, o utilizador precisa de aguardar pelo download e a instalação da atualização e, em seguida, a reinicialização do telefone antes de retornar ao uso normal.
A partir de então, vários fabricantes, começaram a integrar a funcionalidade nos seus telefones. No entanto, algumas marcas irredutíveis estão a resistir a essa situação. E só assim de repente estou a pensar na Samsung que, 6 anos após a introdução de atualizações rápidas, ainda se recusa a integrá-las nos seus telefones. No entanto, isso pode mudar muito em breve.
Um documento recentemente publicado pela Google parece indicar que todos os futuros smartphones lançados com o Android 13 terão que oferecer essa tecnologia.
Google obriga a que todos os smartphone utilizem o Seamless Update no Android 13
Assim, no documento que define os pré-requisitos para compatibilidade com o Android, entenda as regras a serem respeitadas para obter uma licença de operação da Google, a empresa de Mountain View estipula que “os dispositivos em questão DEVEM suportar atualizações do sistema A/B” . Tradução: Os smartphones precisam ser capazes de atualizar utilizando duas partições, que é exatamente como as atualizações rápidas funcionam.
Ou seja, tudo parece indicar que os smartphones que saem de fábrica com o Android 13 já terão que oferecer essa funcionalidade. Se isso for mesmo assim, não é difícil de prever que o próximo Galaxy S23 irá finalmente integrar essa tecnologia.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.