Google Assistant perdeu estes 17 recursos
12 Janeiro, 2024A Google decidiu fazer uma grande limpeza no seu assistente virtual, o Google Assistant, anunciando a remoção de 17 dos seus recursos. O grupo afirma que as funções em questão são pouco utilizadas, daí o seu abandono.
“Ao longo dos anos, tornamos mais fácil para si realizar tarefas com o Assistant, em grande parte graças ao seu feedback.” revelou a Google. “Para continuar a melhorar a sua experiência e criando o melhor assistente até agora, estamos a fazer algumas alterações para focar na qualidade e na confiabilidade, tornando o Google Assistant mais fácil de utilizar em todos os dispositivos.”
Estes são os 17 recursos removidos do Google Assistant
- Reproduza e controlo de audiolivros no Google Play Livros utilizando a sua voz. Você ainda pode transmitir audiolivros do seu dispositivo móvel.
- Defina ou use alarmes de multimédia, alarmes musicais ou alarmes de rádio em dispositivos equipados com Google Assistant. Pode criar uma rotina personalizada com comportamento semelhante ou usar um alarme padrão.
- Aceda ou gere o seu livro de receitas, transfira receitas entre dispositivos, reproduza um vídeo instrutivo de receitas ou veja receitas passo a passo. Pode usar o Google Assistant para pesquisar receitas na web e no YouTube.
- Gestão de um cronometro em ecrãs ou altifalante conectados. Ainda pode definir temporizadores e alarmes.
- Usar a sua voz para ligar para um dispositivo ou transmitir uma mensagem para o seu grupo familiar da Google. Ainda pode transmitir uma mensagem para dispositivos na sua casa.
- Usando a sua voz para enviar um e-mail, mensagem de vídeo ou áudio. Ainda pode fazer chamadas e enviar mensagens de texto.
- Reagende um evento no Google Agenda utilizando a sua voz. Pode sempre planear um novo evento.
- Utilizar o launcher de aplicações no Modo Dirigir com o Google Assistant no Google Maps para ler e enviar mensagens, fazer chamadas e controlar multimédia. Ainda pode usar o controlo de voz no Google Maps da mesma forma.
- Peça para programar ou ouvir os anúncios da campainha familiar já programados. Pode criar uma rotina personalizada com comportamento semelhante.
- Peça para meditar com Calma. Pode solicitar opções de meditação de fornecedor de multimédia como o YouTube.
- O controlo de voz para atividades não estará mais disponível nos dispositivos Fitbit Sense e Verse 3. Precisará de usar os botões do seu dispositivo para iniciar, parar, pausar e retomar atividades. Ainda pode controlar atividades por voz em relógios Pixel.
- A exibição dos resumos do seu sono estará disponível apenas nos ecrãs conectados ao Google. Ainda pode solicitar detalhes sobre o seu sono por voz em relógios inteligentes de terceiros.
- As chamadas feitas em altifalantes e ecrãs conectados não serão exibidas com o identificador de chamadas, a menos que esteja a utilizar o Duo.
- Exibição de estimativas de tempo de deslocamento casa-trabalho em ecrãs conectados. Ainda pode solicitar tempos de viagem e obter rotas por voz.
- Verificação de itinerários de viagens pessoais por voz. Pode sempre solicitar o status do seu voo.
- Solicite informações sobre seus contactos. Ainda pode ligar para os seus contactos.
- Solicitar a realização de determinadas ações por voz, como enviar um pagamento, fazer uma reserva ou publicar uma mensagem nas redes sociais. Pode sempre pedir ao Google Assistant para abrir as aplicações que instalou.
Algumas mudanças também foram feitas no Google app, que agora acionará respostas de pesquisa quando o ícone do microfone for tocado. Os utilizadores não poderão mais utilizar o microfone da barra de pesquisa para realizar ações como acender luzes, por exemplo. Os dispositivos Pixel também serão afetados, já que o microfone da barra de pesquisa Pixel agora iniciará a pesquisa por voz em vez do Assistant.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.