Google arrepende-se e faz regressar um recurso ao Chrome

Google arrepende-se e faz regressar um recurso ao Chrome

15 Junho, 2021 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo, a Google decidiu ocultar o URL dos sites visitados pelos utilizadores, com o Google Chrome. Agora, parece que o gigante das pesquisas ouviu o feedback dos utilizadores e decidiu desistir dessa ideia.

Com o Chrome 86, que foi lançado em 2020, estava em teste a ocultação dos URL completos dos sites, através do Google Chrome. Por exemplo, se visitasse este artigo, o URL que lhe era apresentado era somente noticiasetecnologia.com, ou seja, era apenas apresentado o domínio do site e não o URL completo.

Esse movimento foi tido pela Google porque eles estavam convencidos de que a exibição exclusiva do nome de domínio ajudaria os utilizadores contra o phishing. A apresentação exclusiva do domínio mostraria aos utilizadores se estavam no site desejado e não numa cópia que pudesse espalhar malware, informações falsas e coisas do género.

URL Google Chrome

Google desiste da ideia de ocultar o URL no Chrome

As versões estáveis ​​do navegador ainda não ofereciam essa opção aos utilizadores, mas as versões beta, e Canary, tiveram essa opção durante muito tempo. Agora, essa funcionalidade já faz parte da história:

“Esta experiência não alterou as medidas de segurança relevantes, por isso não a lançaremos”, declarou o porta-voz da Google.

Aqui está o que a Google tinha afirmado em 2020:

"Estamos a implementar essa experiência de visualização de domínio simplificada para que possamos realizar pesquisas qualitativas, e quantitativas, para descobrir se a visualização ajuda os utilizadores a identificar com mais precisão sites maliciosos."

FONTE