Google e Apple de braço dado na luta contra a Covid-19

Google e Apple de braço dado na luta contra a Covid-19

10 Abril, 2020 0 Por Joel Pinto

Um pouco por todo o mundo, os governos e as autoridades de saúde estão a trabalhar para encontrar soluções contra a pandemia do COVID-19, para proteger as pessoas e voltar a colocar a sociedade em funcionamento. Os programadores estão a tentar contribuir com a elaboração de ferramentas técnicas para ajudar a combater o vírus e salvar vidas. E é nesse espírito de colaboração, que a Google e a Apple anunciaram um esforço em conjunto para permitir o uso da tecnologia Bluetooth para ajudar governos e agências de saúde a reduzir a propagação do vírus.

Covid-19 faz com que Google e Apple “juntem as suas forças”

Como o COVID-19 pode ser transmitido através da proximidade dos indivíduos afectados, as autoridades de saúde pública identificaram o rastreamento de contactos como uma ferramenta valiosa para ajudar a conter a sua disseminação. Várias autoridades de saúde pública, universidades e ONGs de todo o mundo vêm fazendo um trabalho importante para desenvolver a tecnologia de rastreamento de contacto opt-in. Para promover essa causa, a Apple e a Google lançarão uma solução abrangente que inclui APIs (Application Programming Interface) e tecnologia no nível do sistema operativo para auxiliar na activação do rastreamento de contactos. Dada a necessidade urgente, o plano é implementar esta solução em duas etapas, mantendo fortes protecções à privacidade do utilizador.

Primeiro, em Maio, as duas empresas lançarão APIs que permitem a interoperabilidade entre dispositivos Android e iOS usando aplicações de autoridades de saúde pública. Essas aplicações oficiais estarão disponíveis para os utilizadores descarregarem nas suas respectivas lojas de aplicações.

Segundo, nos próximos meses, quer a Apple, como a Google trabalharão para habilitar uma plataforma mais ampla de rastreamento de contactos baseada em Bluetooth, incorporando essa funcionalidade nas plataformas subjacentes. Essa é uma solução mais robusta que uma API e permitiria a participação de mais indivíduos, se eles optarem por participar, além de permitir a interacção com um ecossistema mais amplo de aplicações e autoridades governamentais de saúde. Privacidade, transparência e consentimento são de extrema importância nesse esforço, e as duas empresas esperam criar essa funcionalidade em consulta com as partes interessadas. Como tal, publicaram abertamente informações sobre o seu trabalho para que outras pessoas possam analisar.

As equipas da Google e da Apple acreditam que nunca houve um momento tão importante para trabalharem em conjunto para resolver um dos problemas mais prementes do mundo. Através de uma estreita cooperação e colaboração com programadores, governos e responsáveis pela saúde pública, eles esperam aproveitar o poder da tecnologia para ajudar os países do mundo a retardar a disseminação do COVID-19 e acelerar o retorno da vida quotidiana.

Como parte dessa parceria, a Google e a Apple estão a lançar rascunhos de documentação técnica, incluindo especificações de Bluetooth e criptografia e documentação da estrutura.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.