Google anuncia o Workspace e actualiza a imagem de muitos dos seus produtos

Google anuncia o Workspace e actualiza a imagem de muitos dos seus produtos

6 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

A Google Cloud anunciou hoje o Google Workspace, uma nova identidade de marca que reflecte uma nova experiência de produto, profundamente integrada, além de novas versões para compra ajustadas às necessidades dos clientes. O Google Workspace reúne cuidadosamente mensagens, reuniões, documentos e tarefas - todos eles desenvolvidos com base na segurança Google que os utilizadores já conhecem, e apoiado pelo serviço de nuvem mais sustentável do setor.

"Trata-se do fim do 'escritório' tal como o conhecemos", afirma Javier Soltero, Vice-Presidente e Diretor Geral do Google Workspace. "A partir de agora, as equipas precisam de ter sucesso sem se encontrarem pessoalmente, precisam de proteger o seu tempo de forma a poderem concentrar-se num trabalho mais impactante e construírem uma ligação humana através de novas formas. O Google Workspace oferece às pessoas uma experiência de utilizador familiar e totalmente integrada que ajuda a que todos possam ter sucesso nesta nova realidade - quer estejam no escritório, a trabalhar a partir de casa, na linha de frente ou a interagir com os clientes. "

A Google passou décadas a criar produtos que são simples e fáceis de aprender e que antecipam as necessidades dos utilizadores de uma forma útil. Mensalmente, mais de 2,6 mil milhões de utilizadores domésticos, empresariais e ligados à educação escolhem, agora, activamente usar as aplicações de produtividade e de colaboração da Google.

Em Julho, a Google revelou um espaço mais apropriado para o trabalho, o primeiro passo na sua visão que visa uma experiência única e unificada que proporciona a melhor forma para criar, comunicar e colaborar. Actualmente, esta nova "casa" para o trabalho está disponível para todos os clientes empresariais do Google Workspace. Os utilizadores que ainda não tiverem acesso, podem inscrever-se aqui para serem notificados assim que as funções estiverem disponíveis. Nos próximos meses, também será disponibilizado para qualquer pessoa com uma conta de Gmail.

Criar uma nova experiência do utilizador

A experiência do utilizador do Google Workspace reúne cuidadosamente as principais ferramentas de comunicação e colaboração - tais como o chat, email, chamadas de voz e vídeo e gestão de conteúdo - numa única experiência. As novas funcionalidades incluem:

  • Pré-visualizações com links: Disponíveis a partir de hoje, as pré-visualizações com links nos Docs, Sheets e Slides permitem que os utilizadores visualizem o conteúdo de um link sem sair do documento original, economizando tempo entre aplicações e separadores, e permitindo assim, mais tempo para realizar um determinado trabalho.
  • Mais inteligência nos Docs, Sheets e Slides: A partir de hoje, quando o utilizador menciona@ alguém num documento surgirá um pop-up que irá exibir detalhes contextuais e até mesmo sugestões de acções como partilhar o documento. Ao ligar utilizadores a conteúdo relevante e a pessoas directamente no Docs, Sheets e Slides, o Google Workspace ajuda os utilizadores a fazerem mais a partir de onde estão.
  • Criação de documentos nas salas: Nas próximas semanas, o Google Workspace vai permitir aos utilizadores criarem e colaborarem dinamicamente num documento (Docs, Sheets, Apresentações) dentro de uma sala no Chat, sem nunca terem que andar a alternar entre separadores ou ferramentas. Este processo vai reduzir a complexidade e ajudar a garantir que todos os membros da equipa tenham visibilidade do seu trabalho num determinado projecto que seja relevante.
  • Meet "picture-in-picture" no Docs, Sheets e Slides Em Julho, a Google anunciou que iria disponibilizar o "picture-in-picture" do Meet para o Gmail e para o Chat para que os utilizadores pudessem ver e ouvir as pessoas com quem estão a trabalhar ao mesmo tempo que estão a colaborar. Nos próximos meses, a Google vai lançar o "picture-in-picture" do Meet para o Docs, Sheets e Slides o que significa que os utilizadores terão o benefício das dicas não verbais que visualizam, agora, acompanhadas da imagem do rosto de alguém enquanto colaboram em tempo real.

"Não são apenas as empresas que enfrentam a necessidade de se transformarem; os próprios colaboradores estão num período de transição à medida que se ajustam a uma forma cada vez mais híbrida de trabalhar; e a tecnologia desempenha um papel fundamental para permitir isto mesmo", afirma Angela Ashenden, Analista-Chefe de Transformação do Local de Trabalho na CCS Insight. "O património de consumo da Google e os produtos nativos Cloud colocam a companhia numa posição única para poder guiar os utilizadores no ambiente de trabalho em constante evolução. Os utilizadores estão sobrecarregados com o número de ferramentas e canais disponíveis e a Google está a ajudá-los a aceder a esses fluxos de trabalho distintos num único lugar. "

Com o Google Workspace chega uma nova identidade de marca

A nova marca Google Workspace reflecte a visão de produto da Google para uma experiência simples, útil e flexível com integração e colaboração na sua essência. Nas próximas semanas, os utilizadores irão ver novos ícones de quatro cores para o Gmail, Drive, Calendário, Meet e para as nossas ferramentas de criação de conteúdo colaborativo como o Docs, Sheets, Apresentações, que têm semelhanças e representam o compromisso do Google Workspace em construir uma comunicação envolvente e experiências de colaboração, sempre com a ajuda do Google.

Nos próximos meses, a Google também vai disponibilizar o Google Workspace para os seus clientes da área de educação e para organizações sem fins lucrativos. Os clientes do sector da educação podem continuar a aceder às ferramentas através do G Suite for Education, que inclui Sala de Aula (Classroom), Tarefas, Gmail, Calendário, Drive, Docs, Sheets, Apresentações e o Meet. O G Suite para organizações sem fins lucrativos vai continuar disponível para organizações elegíveis através do programa Google for Nonprofits.

 

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.