Google anuncia nova secção de segurança do Google Play

Google anuncia nova secção de segurança do Google Play

29 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

A Google anunciou há instantes novos detalhes sobre a futura secção de segurança no Google Play e cronograma de implementação. Esta nova secção de segurança proporciona aos programadores uma forma simples de mostrar a segurança geral das suas aplicações.

Desta forma, será possível disponibilizar ao utilizador uma visão mais profunda da práticas de privacidade e de segurança, bem como explicar quais as informações que a aplicação pode recolher e o porquê - tudo isto antes do utilizador instalar a aplicação. De modo a permitir aos programadores para se adaptarem a estas mudanças a Google está a partilhar mais informação sobre os tipos de definições de informações, a jornada do utilizador e as exigências em termos de políticas desta nova funcionalidade.

Os utilizadores terão acesso a um novo resumo na página de detalhes da app na loja. Este resumo descreve a explicação do programador acerca de quais os dados que a aplicação recolhe ou partilha, como também, destaca os respectivos detalhes de segurança:

  • Se a aplicação utiliza a encriptação de dados
  • Se a aplicação respeita as Políticas para Famílias
  • Se a aplicação foi independentemente validada relativamente a um padrão de segurança global
Google Play

Google Play contará com uma nova secção de segurança

Os utilizadores poderá também clicar no sumário para verem detalhes como:

  • Que tipo de dados são recolhidos e partilhados, como a localização, contatos, informações pessoais (por exemplo, nome, endereço de e-mail), informações financeiras e muito mais
  • Como os dados são utilizados, por exemplo, para funcionalidade da aplicação, personalização e muito mais
  • Se os utilizadores podem optar por não partilhar estas informações e continuar a usar a app

A partir de Outubro, os programadores poderão submeter, para revisão, esta informação na consola da Google Play. A nova secção de segurança será lançada na Google Play no primeiro trimestre de 2022.

FONTE