Google anuncia o Privacy Sandbox no Android
16 Fevereiro, 2022Privacy Sandbox será o fim dos cookies no Android?
A Google anunciou há instantes uma iniciativa plurianual para criar o Privacy Sandbox no Android com o objectivo de introduzir novas, e mais soluções privadas de publicidade. Especificamente, estas soluções irão limitar a partilha de dados do utilizador com terceiros e irão funcionar sem identificadores entre aplicações, incluindo ID de publicidade.
A Google também está a explorar tecnologias que reduzem o potencial de recolha encoberta de dados, incluindo formas mais seguras de integração das aplicações com SDKs de publicidade. O Privacy Sandbox no Android é baseado nos esforços em curso na web, proporcionando um caminho claro para melhorar a privacidade do utilizador sem colocar em risco o acesso aos conteúdos, e serviços, gratuitos.
O objectivo do Privacy Sandbox no Android é desenvolver soluções de publicidade eficazes e que melhorem a privacidade, onde os utilizadores sabem que as suas informações estão protegidas e os programadores, e as empresas, têm as ferramentas para ter sucesso no mobile. A Google afirma que enquanto projecta, cria e testa estas novas soluções, tem em mente proporcionar suporte às funcionalidades existentes da plataforma de anúncios por pelo menos dois anos, e irão disponibilizar avisos, e alertas substanciais, antes de quaisquer alterações futuras.
A partir de hoje, os programadores podem analisar as propostas iniciais de design e partilhar comentários no website Android developer. A Google diz estar a planear disponibilizar previews para programadores ao longo do ano e uma versão beta até ao final do ano. Ele irão fornecer actualizações regulares sobre designs e cronogramas, e os interessados poderão subscrever-se para actualizações.
O Privacy Sandbox no Android é uma parte importante da missão da Google para elevar o nível da privacidade do utilizador, ao mesmo tempo que proporciona aos programadores, e empresas, as ferramentas necessárias para terem sucesso no mobile.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.