Google anuncia mudanças no Chrome para melhorar a privacidade
10 Dezembro, 2020A Google implementou algumas mudanças nas extensões do Chrome, que estão directamente relacionadas à privacidade dos utilizadores. Até agora, as extensões podiam, por padrão, aceder a todos os endereços visitados pelo utilizador, e a partir de 2021 isso deixará de ser possível.
A partir do próximo ano o utilizadores deverá informar às extensões quais os sites que ele pode aceder. Essa preferência pode ser salva para um ou mais nomes de domínio. O utilizador também pode decidir conceder a uma extensão o acesso a todos os sites. Mas esse comportamento deixará de ser o padrão, e sempre com foco no melhoramento da confidencialidade.
Além disso, a Google adicionou uma nova secção de “Práticas de confidencialidade” no Chrome Web Store. Esta secção fornecerá informações rápidas sobre os dados recolhidos pela extensão, e como eles são usados. Isso permitirá que o utilizador saiba se uma extensão respeita a privacidade, antes de a descarregar. A Google também passa a limitar a forma como esses dados podem ser usados pela extensão.
Essa mudança será implementada já a partir de 18 de Janeiro.
Google melhora a privacidade nas extensões do Chrome
Além das extensões, a Google promete mais protecções para os utilizadores do Chrome. Isso estará novamente disponível em 2021, através da Navegação segura avançada. Este sistema envia os sites ao Google para verificação de segurança.
Mais detalhes estarão disponíveis nos próximos meses.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.