Google anuncia a morte de diversos dispositivos Android já para Setembro

Google anuncia a morte de diversos dispositivos Android já para Setembro

2 Agosto, 2021 Não Por Joel Pinto

Todos os anos, a Google lança uma nova versão do seu sistema operativo móvel, o Android, e como é normal, em algum momento, a empresa terá de descontinuar as versões mais antigas. E o que é descontinuar uma versão Android? Ao contrário do que se possa pensar, não é somente disponibilizar actualizações, já que manter o que os equipamentos possuem, dá quase o mesmo trabalho.

Assim, a Google começou a notificar os utilizadores que possuem equipamentos com o Android 2.3.7 Gingerbread, ou anterior, que as aplicação assinadas pela Google deixarão de estar disponíveis para os seus equipamentos. Ou seja, os equipamentos com essas versões do sistema operativo, poderão acesso ao serviços da Google, como a Play Store, o Gmail, e muitas outras.

Segundo uma publicação de Zak Pollack, gerente de comunidade Android, no seu fórum oficial de ajuda, a exclusão do suporte está relacionada às preocupações com a segurança dos dados dos utilizadores. Além disso, afirma que erros no nome de utilizador, ou password, devem surgir em breve. Os utilizador tentarão aceder aos serviços como Gmail e YouTube, mas receberão mensagens de erro.

“Como parte dos nossos esforços contínuos para manter os nossos utilizadores seguros, a Google não permitirá que seja feito login nos seus serviços, através de dispositivos com o Android 2.3.7 ou inferior, a partir de 27 de Setembro de 2021. Se efectuar login no seu dispositivo depois de 27 de Setembro, poderá obter erros de nome de utilizador ou password ao tentar usar produtos, e serviços, da Google, como Gmail, Youtube ou Maps”.

O grande problema por trás dessa mudança é que, ao realizar esse bloqueio, a Google tornará quase impossível o uso desses dispositivos. Isso impedirá que as actualizações das aplicações sejam feitas pela Play Store, sincronização de contactos e muito mais.

Android

Android 2.3.7 e inferior deixam de ser compatíveis com os serviços Google

Os dispositivos perderão um pouco da sua “inteligência” e serão limitados a tarefas simples. Por exemplo, os utilizadores só conseguirão aceder à web através do navegador, ou executar aplicação simples.

Por esse motivo, a Google recomenda que os utilizadores verifiquem se os seus dispositivos têm alguma actualização pendente disponível. A actualização deve trazer o Android 3.0 Honeycomb, Android 4.0 Ice Cream Sandwich ou superior. Alguns dispositivos podem ser recuperados através de ROMs personalizadas, mas esse movimento já requer alguns conhecimentos técnicos por parte dos utilizadores, e se os tivessem, certamente já o teriam feito.

De qualquer modo, o abandono do Android Gingerbread, e anterior, não deverá preocupar muito os utilizadores, já que são muito pouco os equipamentos que existem com esses sistemas.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.