Google anuncia a morte do Android Jelly Bean

Google anuncia a morte do Android Jelly Bean

9 Julho, 2021 Não Por Joel Pinto

Lançado em 2012, o Android Jelly Bean teve diversas numerações diferentes, que foram do Android 4.1 até à versão 4.3.1, até que finalmente foi substituído pela versão 4.4 que já chegou com o cognome KitKat. Quase 9 anos após a sua primeira aparição, chegou o momento de nos despedirmos do mesmo, já que a Google anunciou que vai abandonar o suporte para os indispensáveis Play Services para o mesmo.

A Google explicou que o Android Jelly Bean está actualmente presente em menos de 1% dos dispositivos activos e, considerando que o sistema operativo não oferece suporte a muitos recursos modernos, os programadores gastam muito tempo para encontrar soluções alternativas. Como tal, chegou o momento de descontinuar o suporte para o Google Play Services neste sistema operativo. A versão 21.30.99 do APK agendada para ter um lançamento em Agosto, e será a última versão compatível.

Essa mudança afecta os programadores que utilizam os níveis de API 16, 17, 18 como a versão mínima do seu SDK. Embora a funcionalidade presente nas versões existentes do SDK continue a funcionar, os componentes mais novos podem não oferecer suporte a esses níveis de API, o que significa que os programadores serão presenteados por erros ao tentar construir a sua aplicação.

Android Jelly Bean

Android Jelly Bean será descontinuado pela Google em Agosto

Existem duas soluções alternativas para este problema. A primeira e mais óbvia, é alterar o nível mínimo do SDK para 19. O impacto disso é que os utilizadores do Android Jelly Bean e dispositivos mais antigos não poderão ver ou descarregar actualizações para a aplicação. Dito isso, dado o pequeno número de utilizadores que usam activamente esses dispositivos, a Google não acredita que esse impacto seja massivo. A segunda solução alternativa envolve a construção de várias versões da sua aplicação. Uma versão para aparelhos modernos e outra para aparelhos legados.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.