Google anuncia o novo Android 12L: Entenda onde será utilizado

Google anuncia o novo Android 12L: Entenda onde será utilizado

27 Outubro, 2021 0 Por Joel Pinto

Não, não existe qualquer erro no titulo deste artigo, a Google anunciou mesmo o “novo” Android 12L, um novo sistema operativo que é baseado no Android 12, e que é focado nos smartphones dobráveis, tablets e até dispositivos que executam o Chrome OS.

Como podemos imaginar pelos dispositivos em questão, o L do Android 12L significa “large”. Mas o que esta versão oferece? A Google explica que este é um “influxo de recursos especiais que tornam o Android 12 ainda melhor nos ecrãs grandes”. Isso significa que o grupo fez algumas alterações na interface de utilizador, na multitarefa e no suporte a aplicações.

A Google não revela muito ainda, mas a imagem abaixo dá uma primeira ideia. Aqui podemos ver que existem duas colunas, com controlos de um lado e notificações do outro. Também funcionará no ecrã de bloqueio e em outras superfícies do sistema, provavelmente na área de configurações.

Android 12L

Além disso, o Android 12L adiciona uma barra de tarefas na parte inferior do ecrã, onde o utilizador encontrará atalhos para as suas aplicações favoritas que permitem alternar facilmente entre elas, ou abri-las em ecrã dividido. O utilizador também poderá arrastar e soltar aplicações da barra de tarefas para abrir o modo de ecrã dividido. A operação pode lembrar o que a Apple oferece no seu iPad, com iPadOS. A Google também exige que as aplicações funcionem neste cenário, mesmo que não estejam configuradas para redimensionamento.

Android 12L chega em 2022

O Android 12L agora tem direito a uma versão developer preview que pode usar no emulador Android, da Google. Isso dará uma ideia de como é o sistema operativo, e permitirá que a funcionalidade seja testada.

Teremos que esperar até Dezembro para testar a primeira versão beta, e no total ele contará com três betas antes do lançamento da versão final, que deverá acontecer perto do final do primeiro trimestre de 2022.

Observe que a Google permitirá, tecnicamente, que a nova versão seja instalada em smartphones “clássicos”. Mas o interesse será mais do que limitado sabendo que vários recursos estão associados a um ecrã dobrável, ou pelo menos a um ecrã maior (como nos tablets).

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.