Google alerta utilizadores sobre mudanças nos dados de localização do Google Fotos

Google alerta utilizadores sobre mudanças nos dados de localização do Google Fotos

20 Fevereiro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Google está a alertar os utilizadores do Android e do iOS sobre um recurso que afeta a localização de imagens no Google Fotos. Segundo parece, o gigante das pesquisas faz questão de destacar uma função específica que é capaz de detetar dados sobre a posição de uma foto, caso ela não esteja presente.

O recurso de que estamos a falar, que é utilizado com fotos armazenadas na aplicação Google Fotos, utiliza o background de imagens, e vídeos, capturados com a câmara do smartphone para identificar pontos de referência e assim tentar entender onde o conteúdo está a ser realizado.

Embora a Google tenha deixado de utilizar o Histórico de localização para entender onde uma foto foi tirada, ou um vídeo foi gravado, ela contorna esse problema aproveitando outros métodos.

Com o novo aviso, a equipa da Google informa os utilizadores que “os locais das fotos vêm de várias fontes, incluindo locais estimados pelo Google Fotos. Deixamos de utilizar o Histórico de localização para estimar os locais das fotos, mas continuaremos a fazer estimativas utilizando outras fontes quando a opção “Estimar locais ausentes” estiver ativa”.

A Google lembra aos utilizadores que selecionar “Manter” permitirá que eles utilizem os locais estimados do Google Fotos para organizar, e encontrar, as suas imagens, acrescentando que a qualquer momento eles podem mudar de ideia e remover essa permissão (perdendo os dados de localização, mas não o conteúdo).

Google Fotos com mudanças nos dados de localização

Os utilizadores podem verificar manualmente se esta opção está ativa acedendo o menu Definições do Google Fotos e entrando na secção Localização, além de gerir para uma única imagem ou vídeo abrindo o conteúdo e selecionando o menu de três pontos.

Os utilizadores terão a opção de manter, ou remover, os locais estimados até 1 de maio, data após a qual a Google removerá automaticamente os locais estimados existentes se nenhuma decisão for tomada.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.