Google quer ajudar a Huawei a manter o Android

Google quer ajudar a Huawei a manter o Android

8 Junho, 2019 0 Por Joel Pinto

A guerra comercial entre a China e a América, resume-se a ser uma guerra entre a EUA contra a Huawei. A Huawei é conhecida por agora constar numa lista negra que proíbe as empresas dos EUA de fazer negócios com a fabricante chinesa.

Os EUA repetidamente falam em questões de segurança nacional,já que o "malvado chinês" poderá espiar os americanos com os seus dispositivos (Basicamente é isso que eles afirmam). E tudo isso influencia a relação entre a Huawei e a Google, em relação ao sistema operativo Android.

A Google foi rápida em suspender os trabalhos com a Huawei, mas esta por sua vez recebeu um período de carência de 90 dias para continuar a actualizar os dispositivos existentes. A Huawei está ciente, no entanto, que isso não é um estado permanente, e constrói o seu próprio sistema operativo para smartphones e é relativamente autónomo em termos de hardware.

Agora, o Financial Times informa que a Google está muito comprometida com a Huawei. Emocionante aqui é o argumento, porque segundo a Google, o sistema da Huawei seria  um Android híbrido, que deverá chamar-se ArkOS, e que este ainda será mais perigoso para a segurança dos utilizadores. É provável que essa versão contenha mais bugs do que "o original", e isso poderá tornar os utilizadores da Huawei mais vulneráveis.

Uma pessoa familiarizada com esses assuntos, diz o seguinte:

A Google tem argumentado em favor da Huawei, para esta usar a versão americana do Android. A versão híbrida provavelmente terá mais bugs do que a versão da Google, e assim os telefones da Huawei poderão ser hackeados, pelo menos pela China.

Isso parece ser um plano relativamente inteligente. Simplesmente usam a razão para a proibição do comércio como um contra-argumento para negociar a proibição. Se esse plano funcionará, ou não, ainda não sabemos. Mas, como outras empresas como a Qualcomm têm medo de negociar com a Huawei, a pressão sobre os EUA deve crescer não apenas da China, mas também no seu próprio país.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.