Google afirma ter sofrido o maior ataque DDoS de todos os tempos
21 Outubro, 2020Apesar desta informação ter sido confidencial durante muitos anos, a Google confirmou que em 2017 um ataque DDoS de magnitude, e duração, sem precedentes teve como alvo directo os seus servidores.
O ataque em questão durou cerca de 6 meses, e no seu auge, o tráfego aumentou para 2,5 TB/s. Apesar da violência do ataque, os servidores do gigante das pesquisas conseguiram acompanhar essa carga. Damian Menscher, um dos pesquisadores de segurança da Google, confirmou o fracasso desse ataque DDoS, que terá sido o mais massivo da história do computador:
“Embora almejando simultaneamente milhares dos nossos endereços IP, presumivelmente no esperança de substituir o nosso sistema de defesa automatizado, o ataque não teve impacto.”
Google conteve o maior ataque DDOS de sempre
Este ataque DDoS seria 4 vezes mais massivo do que o ataque de botnet Mirai, de 2016 (até 623 Gb/s), mas podemos ver que os hackers agora parecem ter um grande atraso nas capacidades de protecção de maiores farms de servidores do planeta.
Portanto, o último ataque DDoS em grande escala (2,3 TB/s), desta vez voltado para a plataforma AWS da Amazon, já não teve sucesso. Lembre-se de que o objectivo principal destes ataques é “derrubar” os servidores de destino, bombardeando-os com um grande fluxo de dados. Os recursos necessários para lançar esses ataques em grande escala sugerem que esses ataques são obra, não de grupos de hackers isolados, mas de governos, ou serviços de inteligência.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.