Google afasta-se da Qualcomm e Pixel 6 chegará com processador próprio

Google afasta-se da Qualcomm e Pixel 6 chegará com processador próprio

2 Abril, 2021 0 Por Joel Pinto

Apesar de ainda estamos a alguns meses do seu lançamento, novas informações dão conta de que a Google se afastou da Qualcomm em favor de um SOC proprietário. Segundo está a ser revelado, o próximo telefone high-end da empresa, o suposto Google Pixel 6, deverá chegar com o chip GS101 Whitechapel.

As razões pelo qual a Google escolheu utilizar um Chip próprio no Pixel 6, são as mesmas que leva a Apple a usar o Bionic A, ou seja, permite-lhes ter mais controlo a todos os níveis. A Apple já faz isso com os seus iPhones há algum tempo, assim como a Samsung com seu Galaxy, e a Huawei com os seus diversos modelos. Portanto, a Google será capaz de optimizar melhor o desempenho, e melhorar em termos de actualizações. Do jeito que está, depende muito da Qualcomm, e esta deixa de oferecer suporte aos seus chips alguns anos depois de os lançar.

De momento, não existem muitos detalhes sobre este chip. No entanto, algumas pistas sugerem uma colaboração entre a Google e a Samsung Semiconductor. O chip da Google pode, portanto, ter alguns pontos em comum com os Exynos, da Samsung.

GS101 Whitechapel

Pixel 6 deverá chegar com o GS101 Whitechapel

O Pixel 6 com o chip GS101 Whitechapel deve ser lançado no Outono de 2021. Espera-se que ele seja acompanhado por outro modelo mais barato.

O que significa GS101, afinal? Parece que GS é uma referencia ao Google Silicon. 101 deve simplesmente significar que é o primeiro modelo (modelo 1, variante 01). E como pode esperar, a Google recusa-se a fazer qualquer comentário sobre este assunto.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.