Google adia lançamento do Gemini AI para 2024
4 Dezembro, 2023A Google decidiu adiar o lançamento do seu ambicioso projeto: Gemini. Este último, posicionado como concorrente direto do GPT-4, estava originalmente programado para ver a luz do dia no final de 2023. No entanto, problemas técnicos frustraram esses planos.
Gemini AI só em 2024
No passado mês de maio, a empresa deu a entender um avanço do seu futuro produto, afirmando: “O Gemini, uma vez refinado e rigorosamente testado, estará disponível em vários tamanhos e capacidades”. Este programa de IA, capaz de processar diversas aplicações e combinar diferentes tipos de dados, como imagens e texto, para tarefas mais avançadas, foi apontado como tendo “capacidades multimodais impressionantes”.
Segundo algumas fontes citadas pelo The Information, o adiamento do lançamento foi decidido depois que a Gemini ter encontrado dificuldades com pedidos em idiomas diferentes do inglês. Uma decisão tomada em alto nível pelo CEO da Google, Sundar Pichai, que sublinha a importância do multilinguismo no desenvolvimento da IA.
Uma vez no mercado, espera-se que o Gemini traga melhorias significativas ao portfólio de produtos de IA da Google, como o Bard, Google Assistant e Search. No entanto, dada a importância deste lançamento e a posição dominante que a OpenAI já detém neste campo, a Google não parece pronto para apressar o seu lançamento.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.