Google diz adeus ao SMS e diz olá ao RCS

Google diz adeus ao SMS e diz olá ao RCS

20 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A Google anunciou ontem que o RCS está agora finalmente disponível em todo o mundo, e para a grande maioria dos smartphones Android. No entanto, existem quatro regiões não têm o direito a ter acesso ao sucessor mais seguro do SMS, que são países como a China, Rússia, Cuba e Irão.

Para quem não sabe, o RCS é uma evolução do SMS, mas com mais recursos que são semelhantes ao iMessage, WhatsApp e outros. Entre as funcionalidades disponíveis estão os recibos de entrega, envio de imagens e vídeos de boa qualidade, conversas em grupo com melhor gestão, possibilidade de conversar a partir de uma ligação Wi-Fi e muito mais. A experiência é semelhante à de outros mensageiros, por isso, não deverá ter dificuldade em adaptar-se.

No entanto, por enquanto ainda há uma notável ausência no RCS da Google, que é criptografia de conversa ponta a ponta. Tal como está, um operador, governo, hacker, Google ou outro podem tecnicamente, ler o RCS. Em breve, isso também passará a fazer parte da história, já que a Google diz que está a testar essa mesmo criptografia de ponta a ponta.

RCS

RCS já está disponível para a grande maioria dos utilizadores

Ele estará disponível no final do mês na versão beta da aplicação Mensagens no Android. As conversas em grupo não serão afetadas inicialmente. A Google acrescenta que a criptografia de ponta a ponta para RCS estará disponível para todos em algum momento durante o ano de 2021.

Para ter acesso ao RCS, basta utilizar a aplicação da Google, que já está presente em milhões de smartphones Android em todo o mundo, e pode descarregar a mesma aqui.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.