Carma? Google investigado por abuso da posição dominante com o Android

Carma? Google investigado por abuso da posição dominante com o Android

16 Novembro, 2019 0 Por Sandro Sotto

As autoridades judiciais analisam as práticas de publicidade do Google, e agora estão a considerar seriamente expandir a sua investigação sobre possíveis abusos de posição dominante com o seu sistema operativo Android. Pelo menos é o que afirmam as mais recentes informações do CNBC.

Android: Google investigado por abuso da posição dominante

A investigação original, iniciada em Setembro, quem envolve cerca de 48 estados, o Distrito de Columbia e Porto Rico, concentra-se em suspeitas de práticas anticompetitivas da Google, com o seu espaço de publicidade ou serviço de vendas de links. A subsidiária da Alphabet também é regularmente acusada de tirar proveito da posição dominante do seu mecanismo de pesquisa na Internet para direccionar inadvertidamente consumidores para os seus próprios produtos e serviços, em detrimento dos produtos dos seus concorrentes.

Os Estados Unidos estão assim a juntar-se à Europa, que já chegou a esse ponto. No ano passado, a Comissão Europeia impôs uma multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google por abuso de posição dominante do sistema operativo Android.

Segundo os números do IDC, o sistema operativo Android tem uma participação de mercado de 87%, o que significa que 87 em cada 100 telefone possui o sistema Android. O sistema operativo está muito à frente do iOS da Apple, que tem uma participação de 13%. É preciso dizer que o iOS só está disponível no iPhone e iPad, já o Android pode ser instalado em milhares de modelos diferentes.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.