Gmail: Prepara-se para confirmar a sua identidade com mais frequência
24 Agosto, 2023Se há algo onde a Google não facilita é na segurança dos seus serviços. E no Gmail, isso às vezes faz com que a empresa tenha de assediar os utilizadores a ativar uma função específica. Dolorosos a longo prazo, estes incentivos são, no entanto, uma necessidade, pelo que muitas informações sensíveis podem passar pela caixa de correio. Felizmente, não são as salvaguardas que faltam. Entre a autenticação de dois fatores e a verificação de identidade, na teoria isso será mais do que suficiente para ficar bem protegido.
É este último que a Google quer destacar no seu cliente de e-mail. Basicamente, ao fazer login na sua conta do Gmail, o utilizador receberá uma notificação no smartphone associado para confirmar que é realmente você quem está a tentar abrir a caixa de correio.
Mas a partir de agora, também terá que fazer isso quando quiser modificar o que a Google chama de “ações sensíveis”. Implícito: aqueles que permitiriam que uma pessoa mal-intencionada recuperasse as suas mensagens e dados pessoais sem você saber.
Gmail aumenta o seu nível de segurança
As equipas da Google estenderam a verificação de identidade para alterar estas três configurações do Gmail:
- Filtros: quando quiser criar um filtro, editar um filtro existente ou importar um.
- Encaminhamento: quando deseja adicionar um endereço de e-mail para o qual os e-mails serão encaminhados.
- Acesso IMAP: quando deseja ativar esta opção que permite ler as suas mensagens do Gmail em outros clientes de e-mail.
Cada vez que executar uma dessas ações será realizada uma avaliação de risco. Se o sistema considerar que existe um perigo potencial, receberá uma solicitação no smartphone para confirmar a sua identidade.
Se não obtiver resposta ou falhar, verá uma notificação de Alerta Crítico de Segurança. O recurso já está a ser implementado para alguns utilizadores. A Google prevê que até 6 de setembro ele esteja disponível para qualquer pessoa com uma conta pessoal da Google ou do Workspace.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.